terça-feira, 25 de agosto de 2009

Perfil: Sharon Stone

Uma estrela que não sabe parar de brilhar

Dona de um sorriso cativante, Sharon Vonne Stone dominou as atenções na Hollywood do início dos anos 90. Hoje com 51 anos, a atriz ainda impressiona pela beleza, embora marcada por plásticas nem sempre bem sucedidas.
Sharon Stone começou sua carreira como atriz no início dos anos 80, a fama no entanto, só chegou no começo da década seguinte quando lançou um punhado de filmes em que sua beleza saltava aos olhos. O vingador do futuro(1990) em que dividiu a cena com Arnold Schwarzenegger, ficção científica hoje clássica, Invasão de privacidade(1993) trama em que é alvo de um vizinho voyeur vivido por William Baldwin e o seu, ainda hoje, grande momento nas telas, Instinto selvagem(1992). Dirigida por Paul Vehoeven e contracenando com Michael Douglas no thiller erótico que definiria seu status em Hollywood, Stone nunca esteve tão bela. Catherine Trammel, sua personagem é uma ninfomaníaca manipuladora e passou á história como uma das grandes personagens do cinema. É nesse filme também que Sharon protagonizou a cena pela qual é mais famosa e que seguramente é a mais lembrada do filme. Durante um interrogatório na delegacia, apesar de ser ela a interrogada, Catherine Trammel controla aquela sala cheia de homens e demonstra isso no cruzar de pernas mais famoso da história.

Sharon em sua cena mais célebre

A atriz passou os três anos seguintes gozando de todo o prestígio adquirido com Instinto selvagem. Seu salário triplicou, assim como os convites, infelizmente todos queriam ver Sharon em alguma variação de sua mais célebre personagem. Assim foi em Diário de um crime(1992) e Diabolique(1996). Contudo a atriz aproveitou o cacife que tinha para experimentar -se. Reencontrou Schwarzenegger em O último grande herói(1993), primeiro papel coadjuvante depois da consagração. Rodou ainda Intersection- uma escolha, uma renúncia ao lado do também em alta Richard Gere em 1994, onde pôde explorar seus dotes dramáticos com mais desenvoltura.
Ainda em 94 esteve no blockbuster O especialista ao lado de Silvester Stallone. No ano seguinte a atriz evoluiria ainda mais. Rápida e mortal, foi seu primeiro filme como produtora. Um western que aliava todos os clichês do gênero a uma quebra de paradigma, o " mocinho" era vivido pela atriz. Teve o oportunismo de revelar Russel Crowe para a América, foi a atriz quem chamou-o para rodar o filme, seu primeiro nos EUA. E deu a Sam Raimi, então um diretor underground, a chance de exibir seu talento.
No final daquele ano a estrela lançou Cassino, filme de gangster de Martin Scorsese e que traz a atriz em seu grande momento dramático. Foi por esse filme, que ela recebeu seu único globo de ouro e sua única indicação ao Oscar como atriz coadjuvante. Ao lado de Robert De Niro e Joe Pesci, Stone conseguiu driblar sua inebriante beleza e convencer público e critica de seu talento.
Infelizmente, a partir daí, os acertos passaram a ser cada vez mais esparsos. Para cada Flores partidas (2006) e Bobby(2006) havia um Mulher gato (2003) e Questão de lealdade (2004). A atriz passou a prestigiar a produção independente. Além de Bobby e Flores partidas, esteve nos aclamados Desejo proibido(2000), Sempre amigos (1998) e Alpha dog(2007).
Sharon Stone, é verdade, está longe da forma de outrora. Seus últimos dois trabalhos nem sequer chegaram aos cinemas, Alpha dog foi o último a ser distribuído internacionalmente. Contudo, a atriz ainda suscita suspiros. Há dois anos leiloou um beijo no festival de Cannes e sagrou-se a grande atração do festival. Há pouco posou de topless para o editorial de uma revista de moda. Sharon Stone está diante do dilema de muitas mulheres do cinema. Continuar relevante quando a beleza começa a desaparecer. Uma batalha que a estrela ainda parece postergar. Pois como se vê, aos 51 anos, ainda está divinamente bela.




Sharon na capa da Paris Match


Fotos:Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário