terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESPECIAL BASTARDOS INGLÓRIOS - Pílulas bastardas

A mim o vosso reino
O filme, que já se sagrou o maior sucesso comercial da carreira de Quentin Tarantino, já arrecadou só nos EUA U$ 120 milhões. Mundialmente, a fita beira os U$ 250 milhões. Tendo liderado nos fins de semana de estréia em países como Inglaterra, França e Alemanha.
No Brasil, o filme estreou em segundo lugar, perdendo para a animação Tá chovendo hamburguer.

Cinema poliglota

Sem dúvida alguma, uma das maiores dificuldades, pelo menos para os responsáveis pela legendagem da fita, foi a alternância contumaz de idiomas no longa. Fala-se inglês, francês, alemão e italiano no filme. O ator Christoph Waltz fala as quatro linguas com habilidade e fluência dos mais escolados diplomatas. Tarantino, a despeito de sua técnica voraz, inaugura uma nova, e peculiar, modalidade de cinema. O cinema poliglota.

Violento, mas nem tanto

Perto de seu protegido, Eli Roth, diretor de O albergue, que no filme vive o temido Urso judeu, Tarantino parece uma criança em parque de diversões. Conhecido pela violência estilizada em seus filmes, o diretor perde, muito provavelmente propositalmente, na comparação com Roth. Muito mais gráfico, pornográfico, sanguinolento e, gratuito. Além do mais, repararem na cara de psicopata dele...

Astro, eu?

Quem for ao cinema esperando overdose de Brad Pitt, pode tirar o cavalinho da chuva. Pitt tem tanto tempo de tela quanto outros, menos conhecidos, atores. O que é bom. No ótimo elenco, brilham todos. E Pitt é um dos que brilha mais.

Homenagens a granel

São muitas as referências, como não poderia deixar de ser tratando-se de Tarantino, em Bastardos inglórios. A mais eloquente, no entanto, é a que abre o filme. Com música de Ennio Morricone, Tarantino remete aos westerns de Sergio Leone. A cena que se segue é uma construção das mais rebuscadas que o cinema já concebeu. A tensão pura que sai dos diálogos é homenagem a mestres do suspense como Michael Haneke e David Cronenberg.

De Brad Pitt sobre Tarantino :

" Ele é Deus, o set é a igreja, o roteiro, a bíblia e ele não aceita heréges."

Nenhum comentário:

Postar um comentário