sábado, 31 de outubro de 2009

Especial Halloween

A nova geração do Terrir



Nesse Halloween de 2009, Claquete destaca dois filmes que não são tão assustadores assim. Mas que capturam brilhantemente o espírito dessa festividade muito comum nos EUA e que começa a se popularizar aqui no Brasil. Garota infernal e Matadores de vampiras lésbicas ( ambos em cartaz no país) não tem muito em comum, a não ser a veia pop e o uso bem humorado que fazem do cinema de horror. Enquanto que o filme estrelado por Megan Fox se rende a alguns clichês de gênero para contar uma história regada a hormônios e com pegada de lenda urbana, Matadores de vampiras lésbicas assume os clichês para evidenciar o ridículo deles.


Fúria adolescente
Em Garota infernal ( Jennifer´s body EUA 2009) Megan Fox vive Jeniffer. Típica garota popular de High School. Ela é linda, metida e desconhece o bom senso. Justamente por isso estranha-se o fato de ser tão íntima de Needy (Amanda Seyfried), nerd de carteirinha. Em uma bela noite, Jennifer e Needy vão a um show de rock de uma banda obscura que tenta seu lugar ao sol. Jennifer se engraça com o vocalista e, mesmo desencorajada por Needy, aceita embarcar na van da banda após o show. Eles a levam para um lugar remoto para sacrificá-la para o Diabo, pensando que ela fosse virgem, para que possam obter sucesso na carreira. Pois bem, Jennifer não era virgem e daquela noite em diante, possuída por um demônio, precisa comer meninos, literalmente, para se manter forte e saudável.
A diretora Karyn Kusama e a roteirista Diablo Cody dão um tratamento de conto de terror, daqueles que a gente ouve em colônia de férias, a história. Quanto mais avança, mais incrédula e satírica ela fica. Talvez o maior pecado de Cody tenha sido preservar algumas das idiossincrasias que funcionavam tão bem em Juno. Aqui elas simplesmente não tem espaço e acabam por empobrecer uma história que poderia ser muito mais divertida sem subtextos e diálogos 'pensados' para ser pop. Nesse sentido, na comparação, inescapável, com Arrasta-me para o inferno de Sam Raimi, filme recente - que envereda pelo mesmo terror kirsh, Garota infernal acaba por se diminuir. Ainda assim é um filme digno para os verdadeiros fãs do gênero.

Sensualidade, gosmas, garotas e horror... o que mais você quer?

5 razões para assistir:
1- Megan Fox
2- O roteiro é de Diablo Cody, a hypada roteirista de Juno
3- É sexy e bem humorado
4- Há um beijo lésbico (com muita língua) entre Megan Fox e Amanda Seyfried
5- Tem Adam Brody (o Seth da série The O.C) fazendo um roqueiro que faz um pacto com o diabo

5 razões para não assistir:
1- Megan Fox
2- O roteiro é de Diablo Cody, a hypada roteirista de Juno
3- Tem piadas grosseiras que nem sempre funcionam
4- Há um beijo lésbico (com muita língua) entre Megan Fox e Amanda Seyfried
5- Tem Adam Brody (o Seth da série The O.C) fazendo um roqueiro que faz um pacto com o diabo

Frase icônica: “ TPM não existe. Isso foi algo que a mídia inventou para nos fazer parecer loucas” Jennifer (Megan Fox)


Heróis?
Todo mundo sabe que as comédias inglesas são as mais ácidas. O humor corrosivo dos ingleses não poupa nada e ninguém. Desde zumbis ( parodiados em Todo mundo quase morto) até filmes policiais tipicamente americanos (Chumbo grosso). Agora, o diretor Phil Claydon apresenta a mais nova perversão inglesa. Matadores de vampiras lésbicas (Lesbian vampire Killers ING 2009) adota uma dessas lendas burlescas sobre vampiros, que remetem a idade média, e faz graça dela. Um bobão que vive sendo feito de gato e sapato pela namorada descende de um barão que matou a vampira rainha Camille no século 18. Pois bem, uma série de coincidências colocam Jimmy McLarem (Mathew Horne), o descendente do barão, e seu amigo bonachão Fletcher ( James Corden) cara a cara com vampiras lésbicas dispostas a ressuscitar sua rainha. O filme é uma piada só. Infelizmente, uma piada que não é para todos os públicos. É preciso embarcar na brincadeira. Há nojeiras, mulheres gostosas e cenas grotescas, tanto do ponto de vista da realização, como do bom gosto.
Matadores de vampiras lésbicas vale a pena para quem curte filmes trash. É uma homenagem aos famosos filmes grindhouse dos anos 70 que Tarantino e Robert Rodriguez homenagearam há dois anos com o projeto de mesmo nome. Matadores de vampiras lésbicas carrega a chama desse cinema marginal, profundamente estilizado e inegavelmente nonsense.


You taste so good!
5 razões para assistir:
1- É muito trash
2- Não se leva a sério um momento sequer
3- Tem vampiras lésbicas se beijando o tempo todo e um gordinho engraçado
4- É uma comédia inglesa sobre vampiros
5- É uma comédia inglesa sobre matadores de vampiros

5 razões para não assistir:
1- É muito trash
2- Não se leva a sério um momento sequer
3- Tem vampiras lésbicas se beijando o tempo todo e um gordinho engraçado
4- É uma comédia inglesa sobre vampiros
5- É uma comédia inglesa sobre matadores de vampiros

Frase icônica: “ Pois é, elas são vampiras lésbicas. É mais uma brincadeira de Deus para me contrariar. Mulheres gostosas, mesmo mortas, preferem fazer sexo entre elas do que comigo.”
Fletcher ( James Corden )

Um comentário: