quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Movie Pass

A busca pela verdade nas falas de Caetano Veloso ( mais detalhes no post debaixo) não é tão complicada assim. É, na verdade, muito simples e didática. É fácil depreender que quando o cantor baiano diz que Woody Allen pratica um cinema quadrado , se refere a sempre presente, na filmografia de Woody, retratação da burguesia. Esse fascínio pela vida dos ricos é de fato uma obsessão de Allen. Mas o diretor vai além desse limiar, como provou em filmes como Ponto final (onde focava o alpinismo social), A era do rádio ( não haviam ricos ali), A rosa púrpura do Cairo, entre outros.
Quando Caetano afirma que Allen faz um cinema hétero, externa uma irritação pessoal. Na visão do cantor, não deveria haver espaço, e público, para cineastas que não se abrem a certos liberalismos caros ao século 21. Caetano, obviamente, nutre afinidade aveludada pelo cinema de Almodóvar, de quem é amigo pessoal, Gus Vant Sant ,Sofia Coppola, entre outros. São todos responsáveis por filmes coloridos, que assumem uma sexualidade extravagante e por vezes anárquica.
Novamente, o cantor se precipita. E, é justamente para escancarar o incoformismo desalojado de Caetano que o Movie Pass de hoje destaca Vick Cristina Barcelona. O mais recente dos filmes cults de Woody Allen. Seu primeiro longa rodado na Espanha, o quarto na Europa. Estrelado por Javier Barden, Rebecca Hall, Penelope Cruz e sua atual musa Scarlett Johansson.
A fita mostra a História de Vick (Rebecca) e Cristina ( Scarlett) duas amigas que vão passar o verão em Barcelona. Vick é controlada, pragmática e metódica. Cristina é impulsiva, apaixonada e sonhadora. As duas acabam cruzando com o idílico pintor Juan Antonio (Barden) e um triangulo amoroso se forma.
Vick Cristina Barcelona é um filme cheio de energia. Inteligente,engraçado, sensual, adornado por um erotismo latente e, sim, impensável na carreira de Woody Allen. É um filmaço. E um filmaço que depõe contra todas as afirmações de Caetano Veloso.
Quem já viu, sabe. Quem não viu, que tire a prova dos nove.

Segue o trailer do filme.Reparem no uso da caliente música espanhola. Atentem para o beijo de Scarlett e Penelope. Reparem como o filme é colorido. Isso, só pelo trailer, hein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário