domingo, 29 de novembro de 2009

Insight

O cinema invade a TV

Já há algum tempo vemos por aí muitos entendidos de cinema, muitos entendidos de TV e principalmente muitos espectadores de cinema e TV se rendendo as séries. Antigamente os seriados americanos tinham a pejorativa pecha de “enlatados”. Hoje quem ousa usar o termo para se referir as séries daquele país, além de parecer deslocado, demonstra total falta de percepção da realidade. Sim, porque as séries americanas nunca foram tão boas, tão assistidas fora do país e tão comparadas ao cinema. Séries como Familia Soprano da HBO democratizaram o conceito de TV com gosto cinematográfico. A série criada por David Chase mostrava que era possível levar entretenimento pensante e cativante todos os dias para a casa do expectador. Seguiram-se à família de Tony Soprano, preciosidades como Desperate Housewives, Lost, Dexter, Weeds, Em terapia, 24 horas, The big bang theory, Californication, House, The shield, entre outras. Séries com propostas originais, diferentes, inusitadas – por vezes – e extremamente inteligentes. Do mais melodramático drama (Grey´s anatomy e Brothers and Sisters) até a de humor mais corrosivo (Californication e Weeds), tem um show para todos os gostos, com a garantia de qualidade e respeito ao expectador.

Família Soprano: A série abriu caminho para uma produção mais "cinematográfica" na TV


Cinema em casa
Justamente pela qualidade primorosa da grande maioria das séries em exibição na atualidade, que a comparação com o cinema vem sendo aventada. Para muitos, a TV americana chega a ser mais interessante do que o cinema ianque no momento. Exageros à parte, fato é que cada vez mais astros do cinema acham um retiro na TV. Kiefer Sutherland ( 24 horas), Gleen Close (Damages), Tim Roth (Lie to me), Sally Field (Brothers and Sisters),Patricia Arquette (Medium), Tomas Jane (Hung),Anne Heche (Hung), Gabriel Bryne (Em terapia) e Charle Sheen (Two & Half men) são alguns dos casos mais bem sucedidos dessa mudança de ares.
Com salários inflacionados, sets gigantes, orçamentos astronômicos e roteiros mirabolantes, não há muito o que distingua a produção de um filme para uma série em termos de estrutura. As ficções Lost e Fringe, ambas frutos da mente do produtor J.JAbrans, abusam de cenários grandiosos e de efeitos especiais, enquanto que o drama de época Mad men reconstitui com perfeição os anos 60 por meio de figurinos e cenários.
Mas é sem dúvida alguma, a originalidade dos roteiros, a devoção dos atores e o respeito e o espaço dispensados aos autores pelos executivos dos estúdios que têm determinado o atual padrão de excelência na tv americana.

Os homens de Mad men: a série mais badalada da TV americana pela crítica na atualidade

Sobre crises e criatividade
É inegável o avanço que as séries americanas sofreram nessa década. O status de programa intelectual, cult, popular e sofisticado alcançado por algumas dessas séries é, em grande parte, fruto da crise de originalidade contumaz que abateu o cinema americano. Basta dar uma olhada nas bilheterias, ou mesmo nos últimos vencedores do Oscar, para adquirirmos convicção. As 20 maiores bilheterias da década são adaptações de games, quadrinhos ou obra literárias infanto juvenis. Enquanto que dos vencedores do Oscar de melhor filme na década, apenas Gladiador e Crash - no limite são criações originais.
As quarentonas de Desperate Housewives: Enquanto há poucos papéis no cinema, elas reinam na TV

Com o cinema americano apostando em fórmulas certas, restou a TV americana abrigar quem estava disposto a romper com a ordem do dia. Não surpreende que muita gente do cinema tenha seguido esse fluxo e hoje tenham encontrado paz, sucesso e reconhecimento na tv. Com a “amigável” disputa entre tv e cinema, quem ganha é você, espectador, com mais opções e mais qualidade de entretenimento.

Michael C. Hall é Dexter: Nunca houve um psicopata tão tridimensional como ele

6 comentários:

  1. A maior prova de que é na TV que se encontra, hoje em dia, os melhores roteiros, os melhores papeis, é a quantidade de atores que estão migrando do cinema para a TV - antigamente, a transição era feita de forma contrária.

    Eu adoro os seriados de TV atuais! Acho que a TV tem se mostrado muito mais criativa e competente que o cinema, ultimamente!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau. É isso msm Ka.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai, tão bom se estivesse no WP. É mais fácil comentar em Blogs de Amigos. Eu confeso que por conta da preguiça, fico tentada a postar como anônima; sem link.
    Viu só, que bela amiga arrumaste :D

    Em relação a Séries...
    Comecei a acompanhar House. Peguei o final da 5ª Temporada. E seguindo com a 6ª.
    Lost, eu acompanho pela Globo.

    Uma semana linda pra ti!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  4. Oi meu jovem!

    Não sumi não hein. To viva e meu pc vai voltar a funcionar até domingo dia 6. E não esqueci de seu blog tá. Li alguns textos e brevemente vou comentar sobre os detalhes que mais gostei em cada um, principalmente sobre os futuros participantes do oscar 2010, sobre as dicas de filmes que estão fazendo sucesso lá fora e sobre Abraços partidos.

    Um abraço e uma ótima semana.
    PS. Reinaldo, por acaso vc tem msn ou participa do orkut?

    ResponderExcluir
  5. Amo séries de TV, são completamente apaixonado por TV. Acho que a cada ano as séries estão se renovando, conquistando espaços e ficando cada vez melhores, mais incríveis. Sou fã de tantas, ultimamente minha atenção está voltada para Grey's Anatomy, que não vivo sem. Séries de TV é tudo isso, rs.
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Lella: Estou em débito com vc. Mas vou pagar com juros e correção monetária (rsrs). Ótima semana para vc tb e boas sessões com o doutor House. Bjs

    Cintia: Contando até domingo dia 6 então.RsRS. Fico feliz que vc esteja gostando do meu blog. Obrigado pelos elogios. Tenho msn sim e tb tenho orkut. Vou passar meu msn lá no teu blog. E no orkut, é so digitar o meu nome Reinaldo Glioche. BJS

    Thiago: Fala rapaz! Tb adoro séries de tv. Tudo de bom. Mas confesso que quanto a Grey´s anatomy estou meio desapontado. Para mim, desde o meio da temporada passada a série tem descido a ladeira. Vamos ver se a Shondra Rhimes consegue levantar a série de novo. ABS

    ResponderExcluir