domingo, 20 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Os 10 maiores eventos do ano

10 – Comic com em San Diego
Tudo começou como uma feira de quadrinhos voltada para nerds aficionados, mas depois que estúdios de cinema, editoras e canais de tv perceberam que havia espaço para muito mais, a Comic Com de San Diego, que sempre ocorre nas duas últimas semanas de julho, virou um dos maiores eventos de divulgação de todo o universo pop. É em San Diego que os lançamentos mais quentes do cinema, da TV, dos livros, dos games e, óbvio, dos quadrinhos são apresentados para o público. Há pelo menos 5 anos, o evento cresce de magnitude. Crepúsculo se tornou a febre mundial que é, a partir de lá em 2008. Lua Nova, Lost, Homem de Ferro 2 e Avatar foram os grandes destaques da edição 2009.

9 – A premiere de UP – altas aventuras em Cannes
UP – altas aventuras foi pioneiro em muita coisa. Foi o primeiro filme da Pixar inteiramente rodado em 3D, o primeiro protagonizado por um personagem septuagenário e a primeira animação a abrir o tradicional festival de Cannes. UP pode ser ainda a primeira animação da Pixar, e a primeira desde A bela e a fera, a ser indicada ao Oscar de melhor filme.

8- Atividade paranormal
Principalmente para os brasileiros, esse é um fenômeno bem recente. O filme de terror de apenas U$ 11 mil que faturou horrores nas bilheterias americanas também vem dando o que falar por aqui. O filme demonstrou ainda a força da internet, e do twitter em particular, na promoção de um filme. Um marketing nem um pouco paranormal.

7- O Oscar de cara nova
A edição do Oscar desse ano ousou (a de 2010 parece que vai ser ainda mais ousada). Pela primeira vez um não comediante, e não americano, apresentou a tradicional cerimônia. O australiano Hugh Jackman foi um excelente mestre de cerimônias. A cerimônia teve uma fluência maior e algumas novidades bem vindas como o fato de 5 intérpretes premiados com o Oscar anteriormente, apresentarem o vencedor do ano.

6 – Os caras de Se beber não case
Transformers pode ter arrecadado uns U$100 milhões a mais. Mas tudo bem, Se beber não case custou U$ 200 milhões a menos. O lucro, e o verão, foi de Bradley Cooper, Zack Galifianakis, Justin Bartha, Ed Helms e do diretor Todd Philips. O filme que mostra o desenrolar da maior ressaca de todos os tempos quebrou todos os recordes possíveis e imagináveis para uma comédia R (classificação que proíbe a entrada de menores de 17 anos) e colocou o nome de seus atores na boca do povo.

5 – A posse de Obama
Ok, não é cinema. Mas daqui há alguns anos será. A trajetória de Obama até a Casa Branca foi coisa de cinema e a apoteose da posse foi possivelmente o momento mais catártico, mágico e emocional no imaginário popular no ano. Fora de uma sala de cinema, é claro.

4 – Avatar
Os efeitos, e a qualidade propriamente dita, de Avatar ainda serão sentidos e mensurados. Mas é inegável que 2009 passou sob a sombra do retorno de James Cameron e da expectativa desse novo universo concebido pelo homem que trouxe ao mundo o Exterminador do futuro.

3 – Tarantino e Brad Pitt, os bastardos
E durante um período do ano só se falou neles. A parceria entre Pitt e o diretor de Pulp fiction rendeu um dos filmes mais comentados, elogiados, adorados e odiados do ano. Bastardos inglórios rodou o mundo sob o hype da união entre esses dois quarentões tipicamente americanos.

2 – A comoção mundial por Lua nova
2009 foi definitivamente o ano da 'crepusculomania'. Sim, porque muita gente só conheceu a história através do primeiro filme, lançado no final de 2008 e porque, esses e todos os outros twilighters espalhados pelo mundo passaram 2009 em compasso de espera pelo dia 20 de novembro. Data do lançamento mundial, do segundo filme, Lua nova. A estréia veio, recordes foram quebrados e a lua já se ajustou para o Eclipse.

1- Lady Gaga
Pois é, ela foi o evento de 2009. Boatos sobre sexualidade, e sexo, ganharam as manchetes. Clipes cinematográficos e algumas das melhores músicas pop da década foram destaques, além daquela atitude rock´n roll que madonna perdeu na cabala. Lady Gaga foi a artista do ano. Ela é da música, é verdade, mas nasceu para o cinema.

2 comentários:

  1. Realmente Lady Gaga chamou muita atenção nesse ano. E daqui a algum tempo, quando olharmos para 2009, acho que "Avatar" será uma das coisas mais marcantes - como "Titanic" foi em seu ano. Excelente lista!

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão Vinicius. E é ótimo te receber aqui. Aquele abraço!

    ResponderExcluir