sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

As novas colunas de Claquete!


Atenção: A coluna SIX DEGREES está temporariamente suspensa. No caso já tenho tanto a do mês de janeiro, quanto a de fevereiro prontas, mas devido a um problema no programa Windows Movie Maker eu não consigo finalizar o video. Até eu conseguir resolver esse pequeno impasse, a coluna fica suspensa. Depois eu publico tudo junto, combinado?!



Para explicar o mundo: A coluna, de periodicidade mensal, visa a partir de um filme específico (geralmente com conotação história) explicar algum movimento, tendência ou acontecimento do passado ou do presente em nossa vida em sociedade. Na primeira edição, um olhar sobre a atividade jornalística no combate ao cerceamento de direitos a partir do filme Boa noite e boa sorte de GeorgeClooney.

Six degrees: Existe uma teoria de relacionamento social sobre como todo mundo está conectado a todo mundo através de pessoas conhecidas em comum. Essa teoria ganhou o nome de Six degrees of Kevin Bacon, por que a carreira do ator foi usada como exemplo para corroborar a teoria. Pois bem, Claquete se apropria da idéia e a partir desse mês, mensalmente, levará interessantes e viajados aspectos do network de astros e estrelas. Para começar, Daniel Day Lewis.

Movies Great Partnerships: Mensalmente, Claquete irá destrinchar, nessa coluna, grandes parcerias do cinema para você. Aquelas que resultaram em grandes filmes. A primeira delas, será a parceria de Clint Eastwood e Morgan Freeman que juntos fizeram três dos melhores e mais bem sucedidos filmes de suas respectivas carreiras.

Tira – teima: Essa coluna mensal é uma grande brincadeira cinéfila. Grandes confrontos cinematográficos terão vez aqui. Podem ser reais (como a comparação entre dois atores), imaginários (como a comparação entre dois personagens de sucesso), ou estatísticos. Como é o caso do primeiro Tira-teima do ano. Sobre os grandes sucessos da carreira de James Cameron. Na arena Avatar x Titanic. Não deixe de comparecer a essa luta.

Grandes momentos do cinema: Todo mundo sabe que existem cenas maiores que a vida. Daqueles momentos cinematográficos de pura magia em que ficamos arrepiados, impressionados e arrebatados. Pois bem, todo mês um desses momentos será exibido, homenageado e contextualizado aqui em Claquete.

Cantinho do DVD: Única coluna nova de periodicidade semanal. Cantinho do DVD é um desdobramento da finada seção Meu sofá. Toda semana terá uma dica, bem detalhada, com direito a crítica e tudo, de um filme disponível em DVD. Pode ser um lançamento ou uma relíquia. Um filme excelente ou mediano. Mas sempre um filme que valerá a pena por alguma razão.

Quatro colunas de Claquete serão realinhadas em virtude das novas atrações. Movie Pass de periodicidade semanal passa, a partir de agora, a ser mensal. Assim como a seção Perfil que deixa de ser quinzenal e passa a ser também mensal. Contudo, continuará cabendo ao leitor, escolher o perfilado do mês. Enquanto que a coluna Quero ser star continua ativa, mas deixa de ter periodicidade definida. Pode aparecer três vezes em um mês e nenhuma em outro. Por último, a coluna Top 10, que antes era semanal, passa a ter periodicidade quinzenal.

As colunas de Claquete (atualizado)
Insight (semanal, sempre aos domingos)
Cenas de cinema (semanal, sempre às quintas) * novo dia
De olho no futuro... (semanal, sempre aos sábados)
Cantinho do DVD (semanal, sempre às sextas)
Quero ser star (sem periodicidade definida)
Top 10 ( quinzenal, sempre às quartas) * novo dia
Perfil (mensal, em uma terça-feira)
Contexto (mensal)
Six degrees (mensal)
Movies Great partnerships (mensal)
Ponto crítico (mensal, sempre na última dezena do mês)
Para explicar o mundo (mensal, sempre na segunda semana do mês)
Tira – teima (mensal, sempre na terceira semana do mês)
Grandes momentos do cinema (mensal, sempre na primeira semana do mês)
Movie Pass (mensal, sempre na última segunda do mês)


Conheça as outras colunas de Claquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário