terça-feira, 5 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH - As indicações do sindicato dos produtores

Foi divulgada hoje a lista dos indicados ao prêmio do sindicato dos produtores. O prêmio é um poderoso termômetro do que está por vir no Oscar, mas tal qual o globo de ouro tem apontado caminhos diferentes nos últimos anos. Em 2004 O aviador triunfou no PGA (sigla em inglês do sindicato) enquanto que Menina de ouro levou o Oscar de melhor filme, em 2005 ocorreu o mesmo com O segredo de Brokeback Mountain no PGA e Crash- no limite no Oscar e em 2006 com Pequena miss sunshine no PGA e Os infiltrados no Oscar.
Ano passado os indicados ao prêmio do PGA foram Milk – a voz da igualdade, Quem quer ser um milionário?, O curioso caso de Benjamin Button, Frost/Nixon e Batman – o cavaleiro das trevas. Apenas o último ficou de fora da disputa pelo Oscar de melhor filme e o vencedor do PGA se repetiu no Oscar (Quem quer ser um milionário?).
Assim como nos prêmios da academia, o número de indicados aumentou de 5 para 10 o que possibilitou algumas surpresas e dificultou a vida de candidatos dados como certo. Destaque especial para o documentário Sergio, sobre o brasileiro morto em missão de paz da ONU no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, que concorre entre os documentários e praticamente se assegura na lista do Oscar. Vamos a lista do PGA:

Os indicados a melhor filme:
-Avatar - Bastardos inglórios
-Distrito 9 - Invictus
-Star trek -Amor sem escalas
-Educação - UP- altas aventuras
-Preciosa - Guerra ao terror

documentário:
-Burma VJ
-The Cove
-Sergio
-Soundtrack for a Revolution


Animação:
-9
-Coraline
-O fantástico senhor raposo
-UP – altas aventuras
-A princesa e o sapo

Análise: Vamos as omissões primeiro. Nada de Nine, que cada vez parece mais out do que in. E nada de comédias. Se o AFI (American Film Institute) corou Se beber não case e o globo de ouro contemplou grandemente o novo trabalho de Nancy Meyers, Simplesmente complicado, o máximo que o sindicato dos produtores se permitiu foi coroar os blockbusters. Star Trek e Avatar (o último já era esperado) ficaram com as vagas que muitos acreditavam que podiam ir para os independentes 500 dias com ela e The messenger. De qualquer maneira o cinema independente angariou duas nomeações. Preciosa e Guerra ao terror chegaram lá. Além de Bastardos inglórios e Distrito 9, independentes sentimentais.
Como a disputa desse ano prevê 10 concorrentes, a margem de erro fica maior. Dificilmente essa lista será mantida no Oscar. Mas ela serve para impulsionar as candidaturas de Distrito 9 e Educação (esse em particular, um legítimo come-quieto da Sony Pictures Classics) e para solidificar as candidaturas de Avatar, Amor sem escalas, Guerra ao terror, Bastardos inglórios e Preciosa. Além de antecipar, o que cada vez mais parece inevitável, a inclusão de UP – altas aventuras entre os finalistas no Oscar.
Particularmente nesse prêmio, Avatar tem mais chances do que no Oscar. Uma vez que valoriza-se muito a logística aqui. O prêmio é entregue ao melhor trabalho de produção, não exatamente ao melhor filme (como no SAG o prêmio é entregue ao melhor elenco e não ao melhor filme), e nesse sentido Avatar está a passos largos de seus concorrentes. Contudo, Amor sem escalas uma produção charmosa de produtores bem relacionados também é forte candidato aqui. Correm por fora a tour de force dos produtores de Guerra ao terror e a produção com gosto de Europa de Harvey Weinsten (um Midas de premiações) com Bastardos inglórios.

4 comentários:

  1. A indicação de "Star Trek" foi simplesmente surpreendente. A grande história dessas indicações, sem dúvida, mas não acho que esse filme ou "Distrito 9" cheguem ao Oscar.

    ResponderExcluir
  2. Star Trek não chega. O blockbuster do Oscar é Avatar. Mas Distrito 9 pode calhar viu...

    ResponderExcluir
  3. Nada de Nine??

    E ainda me colocam Star Trek!! Pelo amor de Deus!!

    (indgnado aqui ¬¬)

    ResponderExcluir
  4. Não se preocupe Eri, Star Trek não vai ao Oscar (não a categoria de melhor filme), o problema é que Nine talvez não vá tb.
    ABS

    ResponderExcluir