sábado, 13 de março de 2010

ESPECIAL ILHA DO MEDO - "Esse é o melhor filme que fizemos juntos"


Leonardo DiCaprio contou a reportagem da Reusters que considera Ilha do medo (Shutter Island) o melhor filme da parceria com o diretor Martin Scorsese. O filme já é o maior sucesso comercial da dupla nos EUA e a partir deste mês começa a reinar nas bilheterias do restante do mundo. Ilha do medo, porém, enfrentou alguns percalços. O primeiro deles foi a mudança de seu lançamento. Com o filme pronto e marcado para sair nos EUA em outubro de 2009, a Paramount, estúdio responsável pela fita, decidiu remanejar o lançamento para fevereiro deste ano, a justificativa oficial apresentada pelo estúdio foi de que o novo filme de Scorsese não tinha um clima de final de ano. Traduzindo: o estúdio entendeu que Ilha do medo não teria chances no Oscar. Um lançamento em fevereiro, época de marasmo nas bilheterias, poderia trazer bons frutos ao filme. De fato trouxe. Ilha do medo estreou fazendo U$ 40 milhões de dólares (a maior estréia da carreira de Scorsese) e manteve a liderança no Box Office no final de semana seguinte. O filme só caiu para segundo lugar em março, perante a estréia do badalado Alice no país das maravilhas de Tim Burton.

Scorsese orienta Leonardo DiCaprio e Michelle Willians nos sets de filmagens

Mas como disse DiCaprio a Reusters, os temores do estúdio eram infundados. O filme, apesar de ter sido recebido pela critica americana como “um filme menor” de Scorsese agradou o público americano. Adaptado da obra de Dennis Lehene (mesmo autor de Sobre meninos e lobos), Ilha do medo iria se chamar paciente 67, mesmo nome do livro (publicado no Brasil pela Companhia das Letras). Contudo, os produtores optaram por mudar o nome. Batizaram o filme com o nome da ilha em que se passa a ação. A mudança original reverberou no Brasil. A distribuidora nacional optou pelo alusivo Ilha do medo.
No filme, Leonardo DiCaprio vive um policial federal que é destacado para investigar o desaparecimento de uma interna do hospital psiquiátrico para criminosos que fica sediado na ilha Shutter. Ele e seu parceiro, vivido por Mark Rufallo, esbarram na pouca disposição dos funcionários do hospital em contribuir para a investigação. “É uma homenagem aos filmes B de terror. Nas mãos de um diretor qualquer, seria um thriller banal", escreveu no guia da Folha o critico Ricardo Calil. Que acrescentou: "Ilha do medo não chega a ser um O iluminado, mas nos faz desejar que todos os filmes de terror fossem dirigidos por um grande cineasta".
Fotos:divulgação

2 comentários:

  1. Olá Reinaldo,

    Finalmente estou aqui em casa podendo responder os comentários de blogs amigos como você. Eu gostei bastante do trailer de Ilha do Medo, um suspense que misturará terror e toda a alucinação e loucura deste hospital. Estou louca para conferí-lo, afinal é Scorsese revisitado.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. E o filme é ótimo madame. Amanhã posto aqui a critica dele. Vc vai gostar deste filme. Com certeza. Bjs

    ResponderExcluir