domingo, 23 de maio de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 1 - Closer-perto demais

"Eu sei quem você é! Eu te-amo. Eu amo tudo em você que até dói!”

“Esse é o espírito. Obrigado.Obrigado pela honestidade. Agora saia da porra da minha frente e morra! Sua puta problemática!”

“Eu não te-amo mais.Adeus!”

Recortes da vida real



Anna & Larry
“Por que o sexo é tão importante?”
“Porque eu sou um homem das cavernas”


Dan & Alice
“Não é seguro lá fora!”
“Ah, e é seguro aqui?”

Anna & Larry
Por que você está vestido?”
“Por que eu acho que você está prestes
a me deixar e eu não queria estar usando um roupão”

Alice & Dan
“Mas ninguém vai te amar tanto quanto eu. Isso não basta?”
“Não!”
“Por quê?”
“Porque eu acho que serei mais feliz com ela”

Alice & Larry
“Eu não sou uma puta!”
“Eu não pagaria!”


Dan & Larry
Eu quero Anna de volta
Ela fez a escolha dela.
Eu te devo desculpas. Eu me apaixonei por ela. Eu não queria te fazer sofrer.
Onde estão as desculpas?
Me desculpe. Se você a ama, você a deixarará partir para que seja feliz.
Ela não quer ser feliz!
Todo mundo quer ser feliz!
Os depressivos não. Eles querem ser infelizes para confirmar que são depressivos.Se eles fossem felizes, eles não poderiam mais ser depressivos. Eles teriam de ir para o mundo e viver. O que pode ser bastante depressivo.


Sinopse
A trama acompanha os encontros e desencontros amorosos de quatro personagens entre si.

Comentário
É difícil apontar qual a maior virtude do filme de Mike Nichols. A destreza técnica, a coragem com que aborda o tema e a perfeição do elenco saltam a frente. Mas não resumem a força demolidora que é Closer. Não faz justiça a inteligência com que aborda a emoção e não indica a sofisticação com que dá forma a essa abordagem. O emaranhado emocional que pauta as relações amorosas é o protagonista dessa história doída que fala sobre sexo, mas não mostra, que discute o amor, mas priva seus personagens de senti-lo em sua plenitude, que questiona muito e oferece poucas respostas satisfatórias. Closer-perto demais talvez seja a mais perfeita síntese da pretensão cinematográfica. Entretenimento inteligente, conteúdo para análise fílmica e reverberação sociológica a posteriori. E Julia Roberts. Aqui a ex-queridinha que voltou a ser queridinha da América abre mão de qualquer vaidade e entrega a performance de sua carreira. Natalie Portman também assombra, Jude Law é outro colosso e Clive Owen é um imã para os olhos. O texto é sublime e vigoroso e a direção de Nichols é elegante. Derreter-se em elogios a Closer é uma contingência cinéfila. Reconhecer sua ressonância e coragem, é questão de maturidade.


Prêmios
2 indicações aos Oscar (ator coadjuvante e atriz coadjuvante); 5 indicações ao globo de ouro( filme/drama, direção e roteiro) e duas vitórias (ator e atriz coadjuvantes); indicado ao prêmio do sindicato dos roteiristas; Bafta de melhor ator coadjuvante; 3 indicações ao critic´s choice awards (elenco, ator coadjuvante e atriz coadjuvante); melhor ator coadjuvante para a associação de críticos de Las Vegas; melhores ator e atriz coadjuvantes para a associação de críticos de Londres; melhor elenco pelo National board of review; melhor ator coadjuvante para o críticos de críticos de Nova Iorque; melhor atriz coadjuvante para a associação de críticos de San Diego; melhor ator coadjuvante para a associação de críticos de Toronto;

Curiosidades
- O ator Clive Owen já tinha atuado na peça que deu origem ao filme. Na montagem londrina do texto, o ator viveu o jornalista Dan (personagem de Jude Law no filme)
- O diretor Mike Nichols admitiu em recente entrevista que nunca pensou em outra atriz que não Julia Roberts para viver a fotógrafa Anna
- Em recente pesquisa feita pelo caderno cultural "Segundo caderno", do jornal O Globo, os leitores apontaram Closer como o filme mais completo a abordar relacionamentos adultos
- Clive Owen e Julia Roberts retomaram a química extraordinária apresentada no filme de Mike Nichols no recente Duplicidade, de Tony Girlroy

Ficha técnica
título original:Closer
gênero:Drama
duração:01 hs 40 min
ano de lançamento:2004
estúdio:Icarus Productions / John Calley Productions / Avenue Pictures Productions
distribuidora:Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment / Buena Vista International
direção:Mike Nichols
roteiro:Patrick Marber, baseado em peça teatral de Patrick Marber
produção:Cary Brokaw, John Calley, Robert Fox, Mike Nichols e Scott Rudin
fotografia:Stephen Goldblatt
figurino:Ann Roth
edição:John Bloom e Antonia Van Dermellan
elenco: Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman

>Fonte: arquivo pessoal


9 comentários:

  1. Não imaginava que CLOSER seria o primeiro! rs
    Mas com certeza ele mereceu esse posto, Closer é um filme maduro e relista sobre o amor na vida das pessoas, sem a maquiagem do cinema!
    Enfim, amei CLOSER ser o primeiro! O/

    ResponderExcluir
  2. Aline num momento "amo muito tudo isso": nossa, perfeitos os diálogos que vc destacou neste post! rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Alan: Obrigado Alan. Os três primeiros filmes tinham plenas condições de ficarem em primeiro lugar, mas Closer, por tudo que coloquei na seção insight, paraceu mais adequado.
    ABS

    Aline: Que bom que vc notou Aline. Fico feliz que aprecie a força desses diálogos. Repare que este foi o único filme que eu fiz isso. Para todos os outros eu destacava apenas uma frase na abertura do post. Foi uma deferência ao grande filme que Closer é. Bjs

    ResponderExcluir
  4. O primor de Closer está justamente em abordar os encontros e desencontros de uma forma simplesmente como ela o é, em especial, com aquelas palavras que não queremos ouvir e decepções que não queremos sentir. Estes diálogos são cortantes e profundos no aspecto do relacionamento a dois ser também uma experiência potencialmente fadada ao fracasso, mesmo que ela não o seja de maneira geral. Amar é realmente uma porraa no estômago.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. opsss, quis dizer porrada mas pode ser P** também haha...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas lúcidas considerações madame.De fato, o filme é uma porrada. Mas acho que mais do que no estômago, é no coração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. UAAAAUUU!
    fiquei surpreso com a escolha, mas "Closer" é mesmo um filme de altíssimo nível!

    Tarefa difícil designar qual o maior destaque, já que é um conjunto de fatores que transforma "Closer" em um filme inesquecível. Fui abençoado por assistir ao filme no cinema rs, dei sorte! E eu era bem novo na época, nem sabia no que estava me metendo, eis que veio a surpresa. Sensacional! Apaixonei-me por Natalie Portman aí rs.

    E, sério, são poucos personagens que sinto tanta repulsa como o asqueroso médico interpretado de forma não menos que brilhante pelo Clive Owen. Crápula! O cara destrói nesse filme; uma pena, no entanto, ficar desperdiçando talento em tantos filmecos de ação... mas enfim!


    Parabéns pela escolha, Reinado! o/


    P.S. ai cara, tô devendo uns 5 e-mails, né? rs. Prometo que enviarei todos assim que puder ;)


    abs!

    ResponderExcluir
  8. Elton:Obrigado pelos parabéns Elton. Que bo que vc foi surpreendido. E que bom que foi uma surpresa boa. rsrs. Pois é, Clive Owen é o melhor de um filme em que é tudo superlativo. Sua composição aqui é fascinante. E seu personagem é o leão nessa selva de sentimentos.
    ABS

    PS: Continuo esperando os e-mails... rsrs
    Inté!

    ResponderExcluir
  9. caraca meu eu ja assisti 4 vezes esse filme e sempre que assisto fico com vontade de assistir novamente pois ali retrata como é hj a vida de um casal, muitas tramas as vezes ficar sem entender mais isso é q se torna interessante pois a gente tenta entender mais fica sem respostas e no fim a gente adora . adoro esse filme muito bom parabéns

    ResponderExcluir