sexta-feira, 30 de julho de 2010

Panorama - Desejo e perigo

Quando um cineasta está muito a vontade com um tema, ele procura sofisticá-lo sempre que possível. É o que Ang Lee faz em Desejo e perigo (Lust, caution China 2007), filme que, tal qual O segredo de Brokeback mountain, valeu ao diretor o leão de ouro em Veneza. Na trama ambientada na Xangai sob ocupação japonesa na segunda guerra mundial, Lee captura os conflitos emocionais de ambos os lados que estão diametralmente opostos na guerra, mas sexualmente atraídos nas figuras de Wang Jiazi (Wei Tang), uma estudante chinesa transformada em espiã por força das circunstâncias, e o senhor Yee (Tony Leung), o alvo japonês da espionagem. É pelo trânsito de emoções e percepções desse par de personagens que Desejo e perigo se inscreve como a mais sofisticada análise de Lee sobre a dicotomia entre o dever, a responsabilidade perante um grupo, e o anseio pessoal, brilhantemente emulado na força sexual que enraíza a relação peculiar entre o senhor Yee e Wang Jiazi.
Se em Brokeback Mountain a responsabilidade era de ordem civil e social, e era ela que emperrava os caubóis de se entregarem ao flagelo de sua paixão, em Desejo e perigo é a responsabilidade patriótica que clama à contenção. À entrega dissimulada. Um filme vigoroso que deixa claro de uma vez por todas o cerne da obra de Ang Lee. O interesse por esmiuçar a relação intrínseca entre o desejo e a necessidade de controlá-lo. Mais que isso, Lee se interessa por aventar as razões que levam uma pessoa a optar por ceder ao desejo ou por reprimi-lo e quais as consequências dessa escolha.

4 comentários:

  1. Enredo interessante Reinaldo, muito bem apontado de antemão aqui no Claquete. Instigante!

    Gosto muito do ator Tony Leung.

    Os filmes de Ang Lee tem um cuidado em lidar com sentimentos e escolhas. Ele é mestre em captar isso!

    Abs,
    Rodrigo
    Vou conferir!

    ResponderExcluir
  2. Ele é mestre mesmo Rodrigo. Não à toa foi escolhido para inaugurar a mostra Panorama aqui do blog. Assista Desejo e perigo. Tenho certeza que vc vai gostar.

    Sobre Tony Leung, eu tb gosto muito dele. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fui assistir ao filme com certa desconfiança porque absolutamente ninguém da "minha turma" havia aprovado o filme. E aí que passei a rever minha amizade com essas pessoas rs. Cara, esse filme é excelente! Foi além das minhas expectativas, grande filme de espionagem com a parte técnica caprichada e atuações vibrantes de Tony Leung e da sensacional Tang Wei. Mais um grande filme que entra para a história de Ang Lee, diretor como poucos.

    [****]


    abs, R.! o/

    ResponderExcluir
  4. Como é bom sentir esse entusiasmo com o cinema que vc mostra Elton. Valeu pelo comentário. Abração!

    ResponderExcluir