quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Atração perigosa - Aliando aspectos autorais a fórmulas comerciais

“Affleck sabia que tinha uma oportunidade única nas mãos”, escreveu em seu blog o crítico e observador da indústria de cinema Patrick Goldstein em referência ao significado de Atração perigosa (The Town, EUA 2010) para o ator, diretor e roteirista Ben Affleck.
Depois de uma estréia elogiada com Medo da verdade (Gone baby gone, EUA 2007), filme que entrou no ranking dos 25 melhores filmes da década organizado por Claquete, Affleck precisava mostrar que não foi acometido por aquela conspiração universal chamada sorte de principiante. “Em Atração perigosa, Affleck tinha que provar que sabia contar uma história e ainda entregar o filme que o estúdio queria”, observou em matéria sobre o filme a revista Entertainment weekly. “Eu sabia o que queria fazer”, retruca Affleck que admite ser fã do subgênero conhecido como heist movie, mas não vê razão do por que se limitar a ele: “a ideia desses personagens viverem com segredos e ao mesmo tempo buscarem um vínculo verdadeiro me envolve”.
Affleck se refere ao conflito vivido por Doug MacRay, interpretado pelo próprio ator. Líder de uma bem sucedida quadrilha de assaltantes, Doug tenta administrar personalidades conflitantes. Após uma complicação em um das ações da quadrilha, Doug se aproxima de uma mulher feita refém (personagem de Rebecca Hall) para se certificar de que ela não será capaz de reconhecê-los. Ele não contava que iria se apaixonar pela mesma. Uma estrangeira, assim como Doug se sente em relação a seus amigos, hábitos e tudo o mais.
Paralelamente a isso, o agente do FBI Adam Frawley (Jon Hamm) tenta desbaratar a quadrilha e percebe que para alcançar seu intento a chave é a personagem de Rebecca Hall.


 A razão do título nacional: Rebecca Hall e Ben Affleck em cena. Afinidades que vão muito além da atração...


Direto de Mad men: Jon Hamm encarna um detetive obsecado em desbaratar a quadrilha liderada pelo personagem de Affleck


“Impressiona o vigor da trama policial, mas o que mais chama a atenção é a profundidade dos personagens”, destacou Goldstein em sua resenha do filme. Atração perigosa está sendo cotado para ser um dos concorrentes ao Oscar 2011 e Ben Affleck já se fiou como diretor promissor. A Warner já projeta uma relação com ele nos moldes da que mantém com cineastas como Clint Eastwood, Christopher Nolan e Steve Soderbergh. Boatos indicam que ele deve rodar a ficção científica Replay, engavetada pelo estúdio há uma década.
Mas as críticas positivas ao novo trabalho de Affleck não se restringem a crítica americana. No Brasil, veículos distintos como Veja, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Época e O Globo apontam para uma unanimidade: Affleck promete ser um cineasta de mão cheia.
A partir desta sexta-feira (29 de outubro), o cinéfilo poderá tirar suas próprias conclusões. Não que elas devam ser muito diferentes desse coro cada vez mais afinado.

10 comentários:

  1. Olá! Gostei do seu blog. Assisti ao filme e gostei bastante. Affleck acertou a mão novamente!
    Proponho uma troca de links e até mesmo de banners. Que me diz?
    Abração.
    =]

    ResponderExcluir
  2. Estou bem curiosa para ver o que Ben Affleck aprontou nesse. E com seu texto mais ainda.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conferi nem mesmo "Medo da Verdade", mas por tudo que andei lendo, parece que Ben Affleck está despontando melhor como diretor que ator.

    Até mais

    ResponderExcluir
  4. É, Ben Affleck é um melhor diretor do que ele é como ator. Tô bem curiosa para conferir este filme, até mesmo porque adorei "Medo da Verdade".

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, queria muito assistir a esse filme, mas ele ñ estreou em Recife. Alguém saberia explicar pq?

    ResponderExcluir
  6. bem, estou bastante ansioso com este filme!

    ResponderExcluir
  7. Anderson Siqueira:Grande prazer Anderson. Como pode ver, já está linkado em Claquete. Quanto a Affleck, estou entusiasmado com seu trabalho. Abs

    Amanda: Valeu. bjs

    Hugo: Está mesmo. E acho que isso o fará tb um melhor ator. Tal qual Eastwood. abs

    Kamila: Vc vai gostar. Bjs

    Anônimo:Olha, a estréia foi nacional e acho difícil que não tenha estreado em nenhuma sala de Recife. Contudo, é possível já que não é um filme tido como Blockbuster e os exibidores não tenham se entusiasmado com ele em época de Tropa de elite 2. Abs

    Alan:É isso aí. Abs

    ResponderExcluir
  8. O filme é muito bom mesmo! Affleck apresenta uma direção super segura e consegue fazer um filme longe do previsível.
    A propósito, bela crítica, moço.

    Bjs,
    Aline

    ResponderExcluir
  9. Aline: O filme é ótimo. A crítica do filme pinta aqui em Claquete amanhã.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O filme realmente não estreou aqui em Recife. Isso é um absurdo! Eu queria tanto ter visto.

    ResponderExcluir