sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESPECIAL HOMENS EM FÚRIA - O novo encontro

Quando dois atores do calibre de Edward Norton e Robert De Niro se reúnem, qualquer pretexto para ir ao cinema é válido. Na verdade, não há necessidade de pretexto, já que conferir um encontro dessa magnitude apetece tanto cinéfilos quanto espectadores casuais. É esse, inegavelmente, o principal atrativo de Homens em fúria (Stone, EUA 2010). O filme que estréia hoje no Brasil e teve premiere mundial no festival de Toronto no mês passado opõe mais uma vez os dois titãs da interpretação. A primeira vez foi em 2001 no thriller de assalto A cartada final. No novo filme, Robert De Niro vive Jack, um veterano agente de condicional que a alguns dias da aposentadoria recebe o caso de Stone (Edward Norton) que foi condenado por um incêndio que matou seus avós e agora pleiteia a liberdade condicional. Portanto, o embate entre os atores se dá nas telas e na trama. “Abordando questões como religiosidade, ética, moral, fé e preconceito, Homens em fúria se presta a um elaborado estudo de personagem”, escreveu em seu site o crítico de cinema Roger Ebert. Para desequilibar ainda mais esse confrontamento, entra em cena Lucetta (a atriz Milla Jovovich), mulher de Stone que se aproxima de Jack para interceder a favor do marido e acaba se envolvendo sexualmente com ele.

Nove anos atrás: Norton e De Niro também brincaram de gato e rato em A cartada final 


Conflitos psicológicos: Dois homens que duelam com as próprias consciências colidem em Homens em fúria


O diretor John Curran, que já havia dirigido Norton no deslumbrante O despertar de uma paixão (2006) entende do assunto. Seus filmes captam seus personagens em contradição sexual e emocional. Foi assim em Tentação (2004) e no próprio O despertar de uma paixão em que Norton vive um diplomata que se apaixona pela mulher após ser traído pela mesma. Naquele filme o amor se avizinhava depois do desprezo e da raiva habitarem a relação.
Em Tentação, dois casais são tomados por uma crise existencial que desperta desejos, rancores e outros tipos de inquietação.
Homens em fúria estava previsto para estrear no dia 22 de outubro. A distribuidora, Imagem filmes, adiou a estréia para o dia 29, para depois adiantá-la novamente. Junto com a estréia do filme, começa o Especial Homens em fúria aqui em Claquete. Até o final do mês, todo dia, um post sobre o filme
 
O diretor Curran orienta Norton nos sets de Homens em fúria: atuações viscerais

2 comentários:

  1. concordo em todos os aspectos que você!
    esperando muuuito pelo filme.. espero que dê para eu ver no cinema.

    ResponderExcluir
  2. Alan: O filme é muito bom cara. Amanhã, a crítica aqui em Claquete. Abs

    ResponderExcluir