sábado, 23 de outubro de 2010

ESPECIAL HOMENS EM FÚRIA - A primeira cartada

O mundo do cinema aguardava com expectativas a reunião de três grandes destaques de três gerações diferentes em um mesmo filme. A cartada final (The score, EUA 2001), de Frank Oz, reunia Edward Norton, Robert De Niro e Marlon Brando, estabelecendo-se assim como o filme mais hypado do começo do novo século (a saga Harry Potter e a trilogia O senhor dos anéis viriam pouco depois). O filme também se eternizou por ser o último trabalho para cinema de Marlon Brando que faleceria 3 anos depois.

Trinca de respeito: De Niro, Norton e Brando fazem a alegria do cinéfilo em A cartada final


A cartada final é um ágil heist movie. Aquele tipo de filme com personagens charmosos e planos mirabolantes. No caso deste filme em particular, Robert De Niro vive Nick Wells, um ladrão profissional que decide se aposentar após quase ser pego com a boca na botija. A ideia de viver uma aposentadoria sossegada ao lado de sua namorada Diane (Angela Basset) ganha força. Contudo, um velho amigo de Nick (e também financiador de seus trabalhos) lhe procura com uma oferta para lá de atraente. Roubar um peça histórica de valor exorbitante. Nick é pressionado pelo amigo e instigado pelo colega do trabalho em questão, papel vivido com expressão por Edward Norton. O ator faz Jackie Teller, um habilidoso, mas agressivo ladrão, que está infiltrado no lugar em que a peça histórica fica guardada. A ideia do roubo, portanto, partiu dele. A relação entre Nick e Jackie se configura com elementos de rivalidade, admiração e desconfiança (como mandam as tradições do gênero) e são potencializadas pelas atuações prazerosas que o par de atores dispensa. Brando, por sua vez, opera no piloto automático; mesmo assim é um deleite assisti-lo.
A cartada final traz frases espertas, tensão genuína e o obrigatório final surpreendente. Afinal, Hollywood não cansa de admoestar sua platéia: ladrão que rouba ladrão, 1000 anos de perdão.

4 comentários:

  1. Não achei este filme grande coisa. Mas é evidente que o elenco é ótimo.

    To de volta na blogosfera. Abs. Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Edward Norton, Robert De Niro e Marlon Brando é um grande atrativo, ainda mais se você fala que fazem personagens charmosos. Ainda não conferi.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo: Mas o diferencial do filme é mesmo o elenco Rodrigo, no mais ele é filme de gênero.Abs

    Amanda: Veja! É bacaninha... abs

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é excelente, reúne 3 gerações de talento!!

    ResponderExcluir