sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - Dez personalidades que se destacaram no ano


10 – George Clooney
É um lugar comum. Entra ano e sai ano e Clooney se destaca. O começo do ano foi especialmente do ator. Dono de uma das performances mais elogiadas da temporada de premiações, Clooney esteve em todas com Amor sem escalas. Não obstante, esteve à frente dos esforços midiáticos para prover ajuda as vitimas do terremoto no Haiti. Reuniu-se, pelo menos, cinco vezes com o presidente Obama e outros líderes de Estado para tratar da ajuda humanitária a Darfur e Sudão. 2010 também foi um ano em que George Clooney foi bastante homenageado por seus pares, justamente por seus esforços humanitários.



9 - Sofia Coppola
Ela já tem um Oscar e agora pode desfilar com seu leão de ouro também. A diretora recebeu a honraria máxima concedida pelo festival de Veneza por seu quarto longa-metragem, Em qualquer lugar. No encalço de seu pai, Sofia já apresenta uma média de prêmios superior ao big daddy nessa fase da carreira.



8 - Jeff Bridges
Ator americano que é muito querido. Bridges guardará 2010 com carinho na memória. Dominou a temporada de premiações, que culminou no Oscar de melhor ator por Coração louco, e voltou ao universo de Tron (um dos grandes destaques de sua carreira) em Tron Legacy.



7 – Marco Ricca
Ator respeitado com trânsito no cinema e no teatro, Marco Ricca debutou como cineasta em 2010. Cabeça a prêmio foi o melhor filme brasileiro do ano, o que por si só já valeria um lugar de destaque para Ricca em uma lista como essa. Mas o que mais impressionou a crítica foi a segurança do estreante atrás das câmeras.



6 – Sylvester Stallone
Ninguém foi alvo de tanto desprezo brasileiro quanto o Rocky sessentão. Depois de proferir algumas palavras de mau gosto com relação ao Brasil e aos brasileiros, Stallone virou persona non grata em Mangaratiba (onde Os mercenários foi parcialmente gravado e uma estátua em homenagem ao ator seria erguida). Stallone, no entanto, deu a volta por cima. Consagrou-se nas bilheterias e trouxe uma série de estrelas decadentes para a ordem do dia.



5 – Leonardo DiCaprio
As previsões em 2009 eram de que 2010 seria dele e assim foi. DiCaprio foi o grande nome de dois dos principais filmes do ano. Esteve muito bem no filme mais comentado do ano (A origem) e melhor ainda na quarta colaboração com Martin Scorsese (Ilha do medo). Não se espantem se DiCaprio adentrar 2011 colhendo os louros de 2010.



4 – James Franco
Única presença tida como certa nos principais prêmios de 2011 desde mados de setembro, Franco dedicou-se ao cinema independente em 2010. O que lhe conferiu um distinto lugar nesta lista. Sua performance visceral em 127 horas, novo filme de Danny Boyle, tem causado verdadeiras comoções onde quer que o filme seja exibido. Franco também colhe elogios por Howl, que desde o festival de Sundance é exibido em festivais mundo afora.



3 – Jesse Eisenberg
Em A rede social ele vive o cara do bilhão de dólares. Jesse Eisenberg pode ter um 2011 bem mais estelar do que foi 2010, em que apareceu bem na fita também nos filmes O solteirão e Zumbilândia.



2- Michael Douglas
Diagnosticado com um câncer na garganta, Michael Douglas passou 2010 lutando contra este mal. A batalha, com grandes chances de ser vencida, continuará sendo travada em 2011. Fica em 2010, porém, a marca do retorno do ator a grande forma em filmes como Wall street – o dinheiro nunca dorme, em que reviveu seu mais célebre personagem (Gordon Gekko), e O solteirão, filme que pode levá-lo novamente ao Oscar.



1 – Ben Affleck
Se alguém vivenciou uma ressurreição artística em 2010, esse alguém foi Ben Affleck. Em sua segunda incursão como diretor, Affleck foi novamente bastante elogiado pelo filme Atração perigosa. Mas é como intérprete que os elogios chamam a atenção. O ator obteve forte reconhecimento tanto por seu desempenho no filme que dirige quanto em The company men (ainda sem previsão de estréia no Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário