quinta-feira, 26 de maio de 2011

Filme em destaque: Se beber não case, parte II

Potencializando a fórmula

Eles voltaram para mais uma noite daquelas. Com um humor mais pesado e com ambições mais calibradas, Se beber não case, parte II promete agradar quem curtiu o primeiro filme

Em time que está ganhando não se mexe. Ou se mexe muito pouco, como mostra a sequência do último grande sucesso surpresa do cinema americano. Se beber não case (2009) se tornou a comédia adulta (proibida para menores de 18 anos) mais bem sucedida da história. Era uma fórmula atraente. Um time de comediantes parcialmente desconhecidos, Las Vegas, Mike Tyson, um tigre, um bebê e um porre memorável. O humor fluía fácil graças a um elenco entrosado e a um texto calibrado na medida certa. A sequência tornou-se inevitável e a trupe toda voltou para Se beber não case, parte II.
Ed Helms (o dentista acovardado Stu), Zach Galifianakis (o irritantemente carente Alan), Bradley Cooper (o bonitão Phil), Justin Bartha (Doug, o noivo do primeiro filme) e Ken Jeong (o impagável sr.chow) voltam, novamente, às ordens de Todd Phillips.
Na trama do novo filme, a ação se passa em Bangkoc na Tailândia. Stu está prestes a se casar e outra “despedida de solteiro” está prestes se tornar uma memória tão esculhambada quanto marcante. Phillips substituiu o tigre pelo macaco, o dente quebrado por uma tatuagem, repaginou algumas outras piadas e deu mais tempo de tela para Ken Jeong. Outras mudanças consideradas acabaram na sala de edição. A mais comentada delas foi a participação de Mel Gibson como um tatuador. O astro aceitou o convite, mas membros da equipe de produção, dentre os quais o ator Zach Galifianakis, teriam se ressentido da adição no elenco. Para contemporizar, o diretor retirou o convite a Gibson. Liam Neeson foi chamado para fazer a ponta, mas sua participação acabou de fora da fita. “Apesar da cena ter ficado ótima, ela não acrescia ao contexto do filme”, justificou Phillips ao Hollywood Reporter.
Bill Clinton e Charlie Sheen foram outros figurões aventados para participações especiais, Sheen inclusive apareceu em Um parto de viagem – último lançamento de Phillips nos cinemas. Mas as participações especiais se limitaram a Paul Giamatti, o diretor Nick Cassavetes (o terceiro escalado para viver o tatuador) e a Mike Tyson, “porque ele é nosso amuleto”, explicou Galifianakis em entrevista promocional.

Todd Phillips orienta seus amalucados atores: despirocando na Tailândia...



Como o poderoso chefão
Phillips argumenta que o novo filme é mais fiel a suas ideias. Rodado na Tailândia, o diretor admite que o Rio de Janeiro chegou a ser um provável destino da turma na nova aventura. “O que mais gostei foi da liberdade criativa, que se já era grande no primeiro filme, foi enorme nesse segundo”. Phillips disse que deseja que o novo filme seja recebido como um produto independente e que, quem sabe, seja considerado superior ao original. “Daí o parte II ao invés apenas do número”, explicou à Entertainment Weekly. O diretor quis mostrar que essa não é uma sequência automática, mas sim a segunda parte de uma história. “Esses caras são irmãos para a vida. Certamente serão muitas aventuras!”. Mas as primeiras críticas de Se beber não case, parte II não poderiam apontar em direção mais distante dos objetivos de Phillips. “São as piadas de 2009 bombadas no mau gosto”, escreveu o suplemento de cinema do Guardian. O crítico Ricardo Calil frisou as repetições do novo filme e o classificou como um remake da primeira fita antes de ser uma sequência de fato. Já o The New York Times advertiu que Phillips não conseguiu equilibrar, como fizera no original, o politicamente incorreto com humor pueril. São marteladas esperadas até. Nenhuma delas deve impedir a consagração nas bilheterias. O bando de lobos está de volta e, para o bem ou para o mal, exatamente do jeito que nós os vimos pela última vez.

5 comentários:

  1. Vixe, essa não sabia, já pensou Se Beber Não Case no Rio? hehehe. Overdose da cidade maravilhosa. O trunfo do filme é mesmo seus personagens, principalmente Alan, ainda mais irritante neste filme, mas psicologicamente mais explicado. Repetição do mesmo tema, mas que ainda diverte, tomara que não gastem a fórmula com outras sequências.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. ... Ou seja, mudou apenas o cenário da ação? rs Pra mim, lendo agora deu a impressão que é quase a mesma coisa do primeiro... Enfim, verei em breve, mas creio que seja em DVD mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Pois é... Mas acho que podemos esperar pela parte 3 sim. Quem vc aposta que casa dessa vez? rsrs
    Bjs

    Alan: Pois é... mais do mesmo. A crítica do filme essa semana em Claquete!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Opa, entramos mesmo no radar de Hollywood! Espero que se eles reavaliarem nosso cartaz, pelo menos pensem em piadas novas (vai que eles acabam em um bar gay cheio de travecos?)
    Pelo menos o Bradley Cooper vale a fita? Brincadeira. Verei, mas seguirei o Alan, em dvd.

    ResponderExcluir
  5. Aline: Pois é... Não é de hj que Bradley Cooper está causando... rsrs
    bjs

    ResponderExcluir