domingo, 11 de setembro de 2011

Insight

Passando a régua no verão americano de 2011!


Acabou no último final de semana a temporada mais lucrativa do cinema americano. E foi “a temporada mais lucrativa” mais lucrativa dos últimos anos. O verão americano de 2011, puxado pelos gordos faturamentos de Piratas do caribe: navegando em águas misteriosas (U$ 1.039 bilhão), Transformers: o lado oculto da lua (U$ 1.112 bilhão) e Harry Potter e as relíquias da morte-parte 2 (U$ 1.312 bilhão), apresentou um crescimento de 25% em relação ao verão do ano passado que já havia superado a temporada pipoca de 2004 como a mais lucrativa do novo século.
Isso tudo foi ajudado, é claro, pelo 3D. Os três filmes exibidos no formato teriam renda menor (e não chegariam ao bilhão), se não fosse pelos tickets mais caros das salas em 3D. O fato denota que, embora Hollywood tenha faturado mais com o verão de 2011, menos gente foi aos cinemas. Segundo dados do Box Office Mojo, o percentual de frequência manteve-se estável em relação ao ano passado, mas comparado a 2004 a queda foi de 15%.
A dicotomia dos números permite inflexões mais profundas. Diferentemente de outros anos, não houve nenhum sucesso surpresa. Em 2010 já havia sido assim. As telas de cinema foram infestadas por continuações, refilmagens e adaptações que juntas responderam por 95% do faturamento nas bilheterias. Foram poucas as atrações essencialmente originais. As comédias foram as mais prolíferas nesse ramo. Professora sem classe, filme estrelado por Cameron Diaz, atingiu na última semana a marca dos U$ 200 milhões mundialmente. Outra boa surpresa foi Super 8, que embora se referencie em obras passadas, é um produto original. A fita de J.J Abrams, ainda em cartaz em muitos países, já soma U$ 250 milhões.


Cena do último Harry Potter: o verão de 2011 consagrou a terceira maior bilheteria da história do cinema. Pelo menos por ora...


Os quadrinhos continuaram como fonte célebre para o mainstream americano. Lanterna verde, Capitão América: o primeiro vingador, Thor, Cowboys & Aliens e X-men:primeira classe foram algumas das atrações da temporada. Com exceção de Lanterna verde, todos se consagraram nas bilheterias e obtiveram algum prestígio junto à crítica.
Outra produção do verão que aliou sucesso de público e aclamação crítica foi O Planeta dos macacos: a origem. A fita, ainda em cartaz nos cinemas, já faturou cerca de U$ 347 milhões nos cinemas de todo o planeta. O sucesso dos prequels de Planeta dos macacos e X-men legitimaram a estratégia da Fox. O estúdio passou longe da arrecadação da Warner que teve os sucessos do oitavo Harry Potter e do segundo Se beber não case para compensar a desgraça de Lanterna verde, mas além de não ter nenhum fracasso no portfólio do verão de 2011, conseguiu bons lucros com produções de orçamentos médios.
Já a Universal pôde comemorar o fato de que Velozes e furiosos 5: operação Rio foi um dos cinco filmes a ultrapassar a marca dos U$ 200 milhões nas bilheterias americanas. Os outros foram Transformers: o lado oculto da lua, Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas, Harry Potter e as relíquias da morte- parte II e Se beber não case-parte II.
Essa informação caracteriza outro aspecto curioso desse verão: a constatação de que o grosso das bilheterias da temporada pipoca não vem mais do mercado interno. Dos cerca de U$ 7,5 bilhões, U$ 4 bilhões vieram do mercado internacional. O que caracteriza 58%. Em 2004, para ater-se à referência em voga, o percentual era de 30%.

Cena de Quero matar meu chefe, mais uma comédia bem sucedida da Warner Brothers na temporada. O gênero foi um dos grandes destaques do verão



O verão de 2011, embora com muitas produções em 3D, apresentou uma retração peculiar. Trata-se das animações. As duas principais lançadas em 2011, Rango e Rio, estrearam antes da temporada mais lucrativa do ano e Carros 2 mostrou que a Pixar não é de ferro. O filme foi a primeira produção do estúdio a angariar críticas negativas; e foram muitas.
Os estúdios apostaram nos personagens. A Warner se despediu de sua galinha dos ovos de ouro na última década. O verão de 2011 marcou o fim da saga Harry Potter. O oitavo filme não só se tornou a maior bilheteria da temporada, como se sagrou a terceira maior bilheteria da história do cinema.
O verão de 2011 não primou por filmes acima da média, mas, em compensação, não apresentou exemplares abaixo dela. Com grandes personagens (Ceasar, Magneto, Capitão América, Jack Sparrow e Harry Potter para citar alguns), resolveu-se como uma safra lucrativa e competitiva, ainda que sem muito brilho.


10 fatos do verão americano de 2011


Navegando em águas misteriosas se tornou o segundo filme da franquia Piratas do Caribe a ultrapassar a marca do bilhão de dólares. Contudo, o filme só arrecadou U$ 240 milhões nos EUA, ou seja, 24% de seu rendimento vieram do mercado doméstico. Foi o pior faturamento de um filme da franquia em solo americano.


A comédia Se beber não case-parte II faturou U$ 582 milhões internacionalmente e só perde em faturamento para os três filmes que passaram do bilhão de dólares. O filme de Todd Phillips é a maior bilheteria para uma comédia com censura 18 anos da história. O recorde anterior era do filme original


Thor é o filme baseado em super heróis mais bem sucedido da temporada. A fita arrecadou U$ 448 milhões e superou a concorrência dos X-men, Capitão América e Lanterna verde.


Foi um verão americano marcado pelo impensável sucesso de fitas adultas. Meia noite em Paris, A árvore da vida e Amor a toda prova foram alguns exemplos de filmes que levaram audiência aos cinemas. Um novo despertar também foi lançado no período, mas não obteve retorno comercial digno de nota.


As comédias se saíram muito bem no verão de 2011. Alavancado pelo sucesso esmagador de Se beber não case-parte II, o gênero viu fitas como Missão madrinha de casamento, Quero matar meu chefe e Professora sem classe arrecadarem mais do que filmes de super-heróis vitaminados por orçamentos polpudos.


O maior faturamento de um filme de médio orçamento foi mesmo de Se beber não case-parte II. Orçado em cerca de U$ 80 milhões, o filme arrecadou quase 8 vezes o que custou. Para se ter uma ideia, Avatar – o grande referencial em termos de arrecadação - teve o mesmo desempenho. A diferença fica no tamanho do orçamento.

A Fox é o estúdio por trás dos dois filmes mais bem avaliados pelos críticos na temporada: X-men:primeira classe e O Planeta dos macacos:a origem.


Foi o primeiro verão americano desde 1997 a contar com um filme estrelado por Harrison Ford sem estar na pele de seu icônico personagem Indiana Jones. Em 1997, ele esteve em Força Aérea Um e em 2011 em Cowboys & Aliens.


Steven Spielberg é o produtor de três filmes da temporada: Cowboys & Aliens, Super 8 e Transformers: o lado oculto da lua


O mês de maior faturamento nas bilheterias foi julho. Há quatro verões que julho perdia para maio em arrecadação

5 comentários:

  1. Este ano, foi em faturamente para os estúdios, hein? Não imaginava que as comédias tinham faturado tanto...

    Mas, assim, tive a impressão de que neste verão teve mais filmes que no ano passado. Bem, acho que foi impressão mesmo! rs

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Até que foi um bom ano para as comédias. E Woody deve estar rindo a toa porque seu "Meia-Noite em Paris" foi uma das maiores bilheterias de toda a sua filmografia.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu blog! Parabéns! (:
    Adicionei ele ao blogroll do meu. Se puder fazer o mesmo, agradeço muito! (:
    O link é: http://this-is-cult-fiction.blogspot.com/
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Fiz o possível, mas não acompanhei tão de perto os lançamentos do verão hollywoodiano, faltaram algumas comédias ("Professora sem Classe", "Quero Matar Meu Chefe"...) e filmes-chaves ("Piratas 4" e "Rise of the Planet of the Apes"...), mas pretendo tirar o atraso.

    Mas um fato que não dá para ignorar é a proliferação de filmes baseados em HQs, principalmente super-heróis. Ficou um pouco enjoativo, eu acho, pois a distinção de um para outro, a despeito da qualidade da história e condução, é praticamente inexistente: a estrutura narrativa é a mesma, as surpresas não são tão surpreendentes assim. Com exceção de X-Men, q achei sensacional, os outros pedalaram no meu conceito.

    abs!

    ResponderExcluir
  5. Alan: Foi impressão. A média de filmes é a mesma. O que ocorreu, é que teve mais filmes de super heróis...
    Abs

    Mayara: Meia noite em paris já é a maior bilheteria da carreira de Woody Allen. O que, por causa da inflação, não quer dizer que seja o seu filme mais visto no cinema...
    bjs

    Thiago: Vou ´dar uma olhada no seu blog e adiciono sim.
    Abs

    Elton: Já houve uma primeira queda na produção de adaptações de Hqs. O que ocorre é a Warner, sem Harry Potter, deve se voltar para o repertório da DC comics. É esperar para ver como essa história vai se desenrolar...
    Abs

    ResponderExcluir