terça-feira, 31 de janeiro de 2012

[Meme] Atualização 6

Item 27 - Porrada (melhor cena de violência)
Não sei dizer se é a melhor cena, mas pelo menos foi uma que me causou grande impacto e aflição quando a vi pela primeira vez. Falo de um filme baiano, de um diretor interessantíssimo chamado Sergio Machado. Cidade baixa tem um epílogo avassalador quando os dois amigos, interpretados pelos amigos Wagner Moura e Lázaro Ramos, se engajam em uma briga crua, destemperada e vicejada por sentimentos que o filme tão bem construiu em seu curso. Existem, é verdade, cenas de violência mais chocantes. Quentin Tarantino e Martin Scorsese precisam ser lembrados nesse departamento. Mas poucas vezes o cinema tangenciou tamanha gana e urgência em um rompante de violência.



Item 28 - Quente e úmido (melhor sequência de sexo)
São tantas cenas de sexo marcantes no cinema que chega ser excitante e broxante (um paradoxo mesmo) ter que escolher apenas uma. A quem recorrer? Almodóvar com seu fetichismo em cores vivas? Adrian Lyne, um pornógrafo contido?  Gaspar Noé, o pornógrafo nada contido? Fico com Marc Foster, que tangenciou tão bem o turbilhão representativo que é o sexo em A última ceia. Uma cena crua, que funciona como catarse para dois personagens tão opostos e tão ligados quanto os de Billy Bob Thorton e Halle Berry no filme de 2001. Não há muito espaço para sensualidade aqui, mas é uma cena bem carnal. 


Item 29 - Saída pela esquerda (melhor sequência de perseguição)
Daniel Craig fez sua estréia como 007 em grande estilo em Casino Royale. A cena de abertura é uma perseguição de tirar o fôlego, com a participação de um corredor profissional, que formaliza que são novos tempos para o espião mais querido do cinema. Talvez não seja a cena de perseguição mais memorável, mas pelo aspecto surpreendente é a mais magnética.

Ele corre porque Bond está atrás dele...




Item 30 - Nunca mais (filme mais traumático)
Sou da opinião que todo filme merece ser visto em sua totalidade para que receba uma opinião bem fundamentada. Pois bem. Me orgulho de dizer que nunca abandonei um filme. E nem planejo fazê-lo. Meu amor pelo cinema é mesmo transcendental. O filme que mais me fustigou para que abrisse mão dessa “meta” foi Jefferson em Paris. Co-produção entre Inglaterra, França e EUA, a fita (com 140 min) tem pedigree. É dirigida por James Ivory e conta com um elenco formado por Nick Nolte, Gwyneth Paltrow, Thandie Newton e Gárard Depardieu.
O filme abusa da prerrogativa de ser chato. Fui obrigado a assisti-lo em três dias. Dou-lhe um desconto porque ainda era criança, devia ter meus 12 ou 13 anos quando o vi, mas ainda não tive coragem de voltar a ele.


Item 31 - Minha vida em três sequências
Esse talvez seja o item mais difícil de todos. Não à toa, fecha o desafio. Como a vida ainda está toda pela frente, fica difícil elaborar momentos diversos pela ótica do cinema. Eles acabam interiorizados por questões de foro íntimo.
Um primeiro momento que preciso citar é a cena final do filme Estrada para perdição, que já foi citado neste Meme. O filme fecha com um momento pungente em que o real significado do drama dirigido por Sam Mendes emerge com força extraordinária.





Outra cena que sempre me faz chorar é de outro filme que eu já citei aqui. O momento da morte de Mufasa em O rei leão é um verdadeiro convite às lágrimas. Eu e minha família, foi um filme que vi com minhas irmãs e meus pais, nos debulhamos no cinema em uníssono. Pura catarse cinematográfica. A lembrança dessa comunhão e cumplicidade é tão forte quanto a cena em si.






Confesso que não sei dançar muito bem, mas a cena do tango em Perfume de mulher me inspira e me ajuda a ver mais brilho na vida. Paixão, determinação, beleza... é uma cena de muitos predicados e que exige poucas justificativas para ser lembrada aqui.   



2 comentários:

  1. Fechou com chave de ouro o Meme!
    Em particular, gostei das cenas escolhidas... Não imaginava que você fosse escolher justamente uma com dança como esta de Perfume de Mulher.

    Bacana!
    E, parabéns, Reinaldo por ter conseguido chegar ao fim!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Alan, obrigado pelo prestígio e pela aprovação.
    Valeu mesmo!
    Abs

    ResponderExcluir