quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Oscar Watch 2012 - As angústias de Alexander




Ele tem 50 anos e pode ganhar um Oscar em meio às comemorações pelo quinquagésimo primeiro aniversário. Alexander Constantine Papadopoulos, como o nome não deixa esconder, tem ascendência grega, mas nasceu mesmo em Omaha, cidadezinha de Nebraska nos Estados Unidos.
Alexander Payne é um cara viajado. Estudou espanhol na Espanha (onde frequentou a prestigiada Universidade de Salamanca) e na ainda mais prestigiada universidade de Stanford (onde se graduou). Seus filmes, de alguma maneira, reproduzem esse ar sofisticado, ligeiramente cool e em transição.
Nessa Oscar season, Payne é um dos nomes mais quentes na praça. Os descendentes, seu primeiro filme desde o grande hit de sua carreira (Sideways-entre umas e outras) é a grande aposta do cinema independente para a temporada. A história de um homem que precisa reaver seu relacionamento com os filhos quando a mulher entra em coma e descobre muito sobre si mesmo não tem só o Havaí como cenário. Tem, também, a força do tema que Alexander Payne imprime em sua filmografia: homens solitários as voltas com momentos definidores em suas jornadas pela vida. Desde As confissões de Schmidt, que marcou a última indicação ao Oscar para Jack Nicholson, esse tem sido um pathos para Payne. Naquele filme, Nicholson vivia um recém enviuvado que tenta se reconectar com a filha. Em Sideways-entre umas e outras, filme que lhe valeu o Oscar de roteiro adaptado e a primeira indicação ao prêmio como diretor, Payne mostra a jornada de dois amigos às vésperas do casamento de um deles pelas vinícolas da Califórnia.

Cena de Sideways-entre umas e outras, filme que até o momento é o mais premiado da carreira de Alexander Payne: homens em momentos definidores...


A viagem, obviamente, revelará camadas da amizade e dos respectivos personagens que pareciam inexistir.
Payne é um exímio delineador desses personagens amargurados e maltratados pela vida. Na tv, criou e produziu para a HBO um oásis de inteligência e humor negro chamado Hung. Na série,que durou três temporadas, Tomas Jane vivia um professor afetado pela crise financeira que se vê apelando para seu bem dotado "instrumento" para viabilizar-se como garoto de programa. Os textos de Payne, como demonstram uma rápida olhada em Hung, conjugam sofisticação, inteligência, sarcasmo e cinismo em doses equilibradas. Uma qualidade rara na cena cultural de qualquer país. Não à toa, Os descendentes – comédia agridoce com um George Clooney vulnerável – colhe tantos elogios por onde passa.
O cineasta já demonstrava esse tino para subverter expectativas e imolar o politicamente correto em suas primeiras fitas. Em Ruth em questão (1996), Laura Dern vive uma mulher com problemas de drogas, grávida e que se vê no meio de opiniões divergentes, daqueles que a cercam, em relação ao aborto. Em Eleição (1999), uma ainda pouco conhecida Reese Witherspoon vive uma aluna de escola secundária que resolve desafiar certas convenções e o professor vivido por Matthew Broderick é a personificação dos efeitos colaterais dessa “ruptura”.
Embora tenha dirigido relativamente pouco, é um produtor voraz. Filmes como A família Savage (2007), O assassinato de um presidente (2004) e O rei da Califórnia (2007) levam a sua chancela. Curiosamente, Os descendentes é o primeiro filme que dirige em que também atua como produtor.
Ele é o diretor mais bem cotado na disputa pelo Oscar nesse momento. Curiosamente, deverá enfrentar um de seus ídolos, Martin Scorsese. Mas esse enfrentamento é só uma das angústias de Alexander, esse artista que tão bem encampa os dissabores da maturidade. 

5 comentários:

  1. Só pra dizer que AMEI o banner... Também, meu filme favorito! Por isso mesmo estou muito ansioso para assistir ao novo do Alexander Payne!

    ResponderExcluir
  2. É um cara com uma filmografia impecável, não é mesmo? Não só pelos filmes que dirigiu, mas pelos que atuou como produtor, pois os 3 qu tu citou no texto são ótimas fitas também - as pessoas deveriam conhecer mais "O Rei da Califórnia", Michael Douglas exercendo seu lado cômico mais afiado do que nunca.

    É um dos meus diretores contemporâneos favoritos. Daqueles auteurs que não resvalam no espetáculo para se fazer notável - Aronofsky, Nolan... -, seu cinema é muito mais econômico, cool, delicioso. Difícil apontar meu favorito, difícil mesmo, então nem vou me atrever hahaha. Mas adoro "Eleição", "Sideways" e "Confissões de Schimidt" - aqui, melhor atuação de um dos melhores atores de todos os tempos.

    Como nem tudo são flores, Payne assinou o roteiro de "Eu os Declaro Marido e... Larry!". Eu quase pulei do 7º andar quando vi seu nome indicado no Framboesa, mas ele está perdoado.

    Eu acho que "The Artist" tem mais chances de levar o Oscar, mas emocionalmente torço por "The Descendants" e o reconhecimento desse grande cineasta. Espero que o filme seja tão bom quanto dizem =)


    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ele já tem 60 anos?? Não parece! Muito conservado! :)

    O Alexander Payne não é meu diretor favorito, apesar de apreciar muito obras dele como "Eleição" e "As Confissões de Schmidt". Por outro lado, considero "Sideways" um dos filmes mais superestimados dos últimos anos...

    Aguardo com bastante ansiedade a estreia de "The Descendants", que parece ser um dos bons filmes dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Também adoro os filmes dele e acho que ele é um dos mais talentosos diretores da atualidade, mas ele poderia criar uns personagens menos angustiados e um pouco mais otimistas. "As Confissões de Schmidt", na minha opinião, é muito triste.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Matheus Pannebecker: Valeu!Tb estou ansioso pelo novo filme de Payne.
    Abs

    Elton Telles: Pois é, esqueci desse crédito horroroso dele.rsrs.
    Abs

    Kamila: Tá envelhecendo o homem ka? rsrs. Ele tem 50 anos. Olha lá de novo no primeiro parágrafo!rsrs. Não acho que Sideways seja superestimado. Não era o melhor filme do ano e não foi reconhecido como tal.
    Bjs

    Melissa:rsrs. É verdade. Mas esse é o "esquema" dele não é não?
    Bjs

    ResponderExcluir