segunda-feira, 2 de abril de 2012

Crítica - Guerra é guerra

Divertido!

O maior mérito de McG, nesse retorno à comédia de ação, foi a escolha do elenco e o estímulo que deu a seus atores para improvisar. Guerra é guerra (This means war, EUA 2012) é uma indisfarçável fusão de gêneros que bebe da fonte de Sr.& Sra. Smith que fez pela “comédia de ação com pitadas de romance”, o que Star Wars fez pela ficção científica.
Na fita, Lauren (Reese Witherspoon) se vê dividida entre dois homens que são, também, amigos e agentes da CIA. Ainda que ela não saiba disso, nós – o público – sabemos e é disso que Guerra é guerra se alimenta. Os dois pretendentes irão fazer de tudo para serem os escolhidos. Tudo mesmo, inclusive, mobilizar os aparatos da agência de inteligência americana para tal.
O roteiro persegue parcimoniosamente os clichês do gênero, mas não se furta a apresentar boas piadas: como, por exemplo, a cantada na locadora; a ridicularização por parte dos ajudantes de ambos os agentes de toda aquela situação; e uma ou outra “pratical joke” que não convém declinar sob risco de privar o espectador da graça.

Tom, Chris e Reese: uma trinca de ases a serviço de uma boa comédia


Tom Hardy, que faz o tipo sensível e com problemas de auto-estima, demonstra impensável timing cômico e só ratifica o porque de seu nome está pelando em Hollywood. Com um papel facilmente submersível, Hardy consegue provar sua versatilidade ao evitar unidimensionalidade e ainda se apresentar genuinamente engraçado. Não menos surpreendente é Chris Pine. Outro ator que cresce a passos largos e se vê incumbido de transformar um personagem potencialmente antipático em alguém palatável para a platéia. Consegue sem forçar a barra e investindo em uma química muito bem azeitada com Hardy. Até mesmo Reese Witherspoon, geralmente sofrível, aparece bem. Relaxada, e generosa com seus parceiros de cena, Reese tem seu melhor momento no cinema em anos.  
Guerra é guerra é aquele tipo de filme que não se pode levar a sério, mas apresenta um desfecho surpreendentemente sério. A escolha da protagonista, apesar de contrariar os anseios de boa parte do público, faz todo o sentido para a personagem naquele momento e pode ser antecipada por um conselho muito apropriado concedido, pela personagem vivida pela comediante Chelsea Handler, momentos antes.  McG disse em entrevistas promocionais que o intuito desse filme era divertir. Bem, isso ele conseguiu; e pode ter conseguido um pouco mais também. 

4 comentários:

  1. É, esse não conseguiu me convencer, irritou mesmo. hehehe. Agora o que você chama de desfecho sério surpreendente?? Achei tudo tão clichê. :p

    bjs

    Spoiler abaixo
    P.S. Se ela tivesse escolhido o Tom Hardy eu me surpreenderia.

    ResponderExcluir
  2. Não esperava muito quando fui assistir a esse filme e realmente me diverti. Achei que as situações propostas não são as melhores, mas indubitavelmente os atores conseguem trabalhar bem e com isso conquistam nossa simpatia.

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo, acho que a verdadeira "comédia de ação com pitadas de romance" (e talvez a pioneira de todas) foi "True Lies" de James Cameron. "Sr & Sra Smith" tem melhorado cada vez mais não porque seja verdadeiramente excepcional, mas porque o que veio depois não me parece digno, "Encontro Explosivo" (James Mangold, 2010), "Par Perfeito (Robert Luketic, 2010), "Caçador de Recompensas" (Andy Tennant, 2010) e "Guerra é Guerr"a (McG, 2012).

    ResponderExcluir
  4. Amanda: pois é Amanda, sei que vc não gostou desse filme. Me lembro da sua crítica. Acho que o personagem de Pine estava mudando por ela e era com ele que ela se sentia mais "viva", por assim dizer. Mais cortejada. Era, enfim, o homem que fazia ela se sentir uma mulher melhor e não o melhor homem. Mas é a minha avaliação.
    bjs

    Luís: O elenco é mesmo o melhor do filme.

    Rodrigo Duarte: Obrigado pelo comentário meu caro. Olha, posso até concordar com vc que "True lies seja o pioneiro - ainda que o veja mais como "ação com comédia" do que como "comédia de ação", mas a pauta aqui não é quem foi o primeiro e sim quem consolidou esse subgênero. Nesse aspecto, é inegável a patente de "Sr & Sra. Smith". Star Wars tb não foi a primeira ficção científica...
    Abração

    ResponderExcluir