quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Carta do editor - Um mês para todos os gostos!


Novembro é um mês especial. E eu já falei isso em editoriais de novembro de outros anos. Mas 2012 traz um mês com uma boa porção de feriados, uma constatação indispensável para o bom humor de qualquer um. Mas traz também uma boa porção de filmes, algo indispensável para o bom humor de qualquer cinéfilo. Filmes que foram destaques em festivais, como Um alguém apaixonado, novo do iraniano Abbas Kiarostami, Histeria, sobre a invenção do vibrador, O homem da máfia, que coloca Brad Pitt e Tony Soprano (James Gandolfini) sob a batuta do diretor de O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford e Argo, novo de Ben Affleck, competem pela atenção dos cinéfilos com produções como Frankenweenie, novo de Tim Burton, Marcados para morrer, A origem dos guardiões e o último filme da saga Crepúsculo. É muito cinema de boa qualidade para cinéfilo nenhum botar defeito e todos esses filmes terão a merecida repercussão em Claquete. Argo, por exemplo, receberá uma cobertura especial e seu diretor, Ben Affleck, estrelará a nova seção Homem do mês.
007 ainda está em cartaz nos cinemas e no blog. Operação Skyfall tem sido considerado por muita gente o melhor filme de James Bond de todos os tempos. Será? Claquete lança um olhar mais detido para tentar responder essa questão.
No mês passado, a seção Em off apresentou uma diretora que está fazendo história na Arábia Saudita ao se tornar a primeira saudita a dirigir um filme e em seu país. Isso nos lembra de que há dois anos destacávamos o primeiro Oscar para uma diretora. É fato que temos cada vez mais mulheres talentosíssimas na direção de longa-metragens. Certo, também, que ainda há muitas barreiras a serem transpostas em uma indústria secularmente conhecida por seu aspecto sexista e refratário. Mas o que as escolhas e caminhos trilhados pelas diretoras já atuantes nos dizem? Que futuro ele intuem? A primeira seção Spotlight de Claquete vai buscar iluminar essa questão tão delicada.
As seções Insight do mês abordarão temas distintos, mas agregados pelo valor cinéfilo que ostentam. Desde os rumos da Disney que acaba de adquirir a Lucas Film, passando pelo discurso cinematográfico de Abbas Kiarostami e chegando no multifacetado universo da espionagem no cinema. Enfim, um mês para todos os gostos!


Reinaldo Matheus Glioche
       editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário