quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Em off


Nesta edição de Em off, os indicados ao Spirit Awards; a novela do reencontro de Scorsese e De Niro; a boa perspectiva de Matthew Vaughn à frente de Star Wars; a confissão de Quentin Tarantino e o anúncio de uma parceria promissora.

Agora sai! Será?
Há pelos menos três anos circula em Hollywood um projeto que reuniria Robert De Niro e Martin Scorsese. Trata-se de The irishman, agora rebatizado de I heard you paint houses (o nome original era melhor). Baseado no livro de Charles Brandt, o ambiente mafioso é palco para as circunstâncias do assassinato de Jimmy Hoffa, já encenado em Hollywood antes. O projeto já esteve mais ativo e já foi pensado como uma antologia nos moldes de Kill Bill. Jack Nicholson já esteve atrelado, além de Al Pacino. Pacino continua vinculado à produção e Joe Pesci deve substituir Nicholson. De Niro, recentemente, deu o ultimato: “Se não fizermos nos próximos dois anos, não sai mais”, disse ao site Comingsoon. No entanto, além do envolvimento em The woof of wall street, atualmente em fase de gravação, Scorsese tem Sinatra, a bio de você sabe quem, na fila.

Os indicados ao Spirit awards
Saíram os indicados ao Spirit Awards, premiação do cinema independente americano que nos últimos anos ganhou bastante prestígio por antecipar alguns dos nomes fortes do Oscar. Os prêmios são entregues na véspera da cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com poucos filmes independentes gerando buzz em 2012, na contramão do verificado nos últimos anos, duas produções consolidaram franca vantagen no Spirit Awards: Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, com quatro indicações e O lado bom da vida, de David O. Russell, com cinco indicações. Ambos concorrem nas categorias de filme, direção e roteiro e enquanto o primeiro rendeu nomeação para Bruce Willis como ator coadjuvante, o segundo rendeu a Bradley Cooper e Jennifer Lawrence nomeações nas principais categorias de atuação. Outros filmes que concorrem a melhor produção independente do ano são Keep the lights on, que a revista Cahiers du Cinema já havia mencionado como um dos melhores de 2012, Bernie e Indomável sonhadora – outro filme bastante comentado para o próximo Oscar.

Bradley Cooper e Jennifer Lawrence em O lado bom da vida: a corrida pelo Oscar para eles já começou...

All about McConaughey
Se tem alguém que está rindo à toa é Matthew McConaughey. Que ele teve um belo de um 2012 ninguém duvida, mas a dupla presença no Spirit Awards – foi indicado como coadjuvante por Magic Mike e como ator em Killer Joe – mostra que o ano ajudou a mudar a percepção que muitos têm dele. Ele representa a única indicação de ambos os filmes em uma clara demonstração de que foi percebido como o melhor que esses longas têm a oferecer. É uma senhora conquista para quem até bem pouco tempo atrás só era lembrado por seu belo tórax.

McConaughey em cena de Killer Joe: mal em cena e bom na tela...


Candidaturas para se observar...
Alguns nomes da lista do Spirit Awards merecem atenção, pois devem ganhar fôlego nas próximas semanas na briga por uma vaga no Oscar. Além das já tidas como oscarizáveis Jennifer Lawrence (O lado bom da vida) e Quvenzhane Wallis (Indomável sonhadora), a também jovem Mary Elizabeth Winstead (Smashed) é um nome que deve ganhar força nas próximas semanas. Entre os atores, John Hawkes (As sessões) merece atenção na categoria principal e Sam Rockwell (7 psychopaths) e Michael Pena (Marcados para morrer), na corrida por ator coadjuvante, merecem atenção. Helen Hunt (As sessões) e Rosemarie DeWitt (Your sister´s sister) também estão sólidas na disputa por uma vaga no Oscar.  


Por que Matthew Vaughn no reboot de Star Wars é uma boa ideia?
O futuro vai permitir uma análise mais criteriosa e embasada, mas Matthew Vaughn, ao que parece, excede os boatos e é forte candidato a dirigir o sétimo episódio de Star Wars; o primeiro sob o jugo da Disney.
Há algumas semanas, Vaughn se desligou da pré-produção de X-men: dias de um futuro esquecido por razões ainda não esclarecidas além das fatídicas diferenças criativas. Depois da saraivada de negações de diretores de toda a sorte, de Spielberg a Brad Bird, Vaughn foi um dos poucos a não se manifestar veementemente sobre a direção de Star Wars. Para completar, um amigo pessoal do diretor, o ator Jason Flemyng andou falando mais do que deveria (e de forma empolgada) nessa semana e fez com que o nome de Vaughn ficasse mais quente do que nunca. O nome de Vaughn é bom porque ele já mostrou capacidade, com a franquia X-men, de pegar uma série clássica e estabelecida e remodelá-la preservando seus principais aspectos. O know how como produtor, a ascendência nerd e veia pop são outros predicados que faltam a muitos outros nomes ventilados para assumir Star Wars.

O pior Tarantino por Tarantino
Em entrevista à revista Hollywood Reporter, o cineasta Quentin Taratino afirmou que “À prova de morte” é disparado o seu pior filme. “De qualquer ângulo que se observe, é muito claro que se trata de meu pior filme”, disse um extrovertido e conformado Tarantino.

Será que foi o fato do Kurt Russell estar canastrão demais no filme, Quentin?


O novo passo de Clooney
Pouca gente sabe, mas George Clooney é um dos principais produtores do elogiadíssimo Argo. Não que Clooney precisasse desse crédito. Mas ele sacou de Argo, o roteirista Chris Terrio para um de seus próximos projetos como ator (e produtor). Não obstante chamou Paul Greengrass (Zona verde e O ultimato Bourne) para dirigir. O filme que abordará os sindicatos do crime em Nova Iorque ainda não tem título, mas segundo a Variety, a produção da Sony Pictures ( a mesma de Tudo pelo poder) deve começar a ser gravada em 2013.

2 comentários:

  1. Esse novo projeto de Scorsese é de deixar qualquer cinéfilo salivando... Scorsa roots *.* rs. Muito bom!

    Só vi "Moonrise Kingdom" dos candidatos do Spirit Awards. Adoro o filme de Anderson e também estou curioso para os demais, principalmente o "Indomável Sonhadora", que levou Sundance também. E McConaughey... quem diria... gosto de suas atuações indicadas, sobretudo a de "Killer Joe". Boa sorte para o cara... e viu que ele está só pele e osso para fazer um papel de um aidético? Escola Christian Bale de atuação xD

    Também acho que Vaughn é um bom nome para o Star Wars, embora queira que esse projeto flope.

    Gostei da declaração de Tarantino haha, mas discordo dele. Seu pior, ou melhor, menos ruim é "Jack Brown".


    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Elton Telles: Esse projeto do Scorsese tá criando raiz, mas eu sigo torcendo... e salivando! rsrs

    Pois é, McConaughey está redesenhando sua carreira e pode ser uma das surpresas dessa temporada...

    Tb acho Vaughn um bom nome para Star Wars. Melhor do que David Fincher, outro bem comentado. Apesar de achar Fincher um diretor melhor... (mas vc entende, né? rsrs)

    E concordo com Tarantino. "à prova de morte" é seu pior filme. "Jackie Brown" o era até a realização deste último.
    Abs

    ResponderExcluir