quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Oscar Watch 2013 - Os indicados ao Bafta 2013


Foram divulgados nesta quarta-feira, 9 de janeiro, os indicados ao prêmio da Academia Britânica de Cinema, o Bafta. Como de praxe nessa temporada, Lincoln, lidera no número de indicações. Uma relativa surpresa, já que Os miseráveis é uma produção britânica e, musical que é, tinha toda a pompa e circunstância para liderar a disputa. Mas essa relativa  surpresa esconde outra. Mesmo liderando com 10 indicações, Lincoln não rendeu a Steven Spielberg uma nomeação a melhor diretor. Nem a Tom Hooper, que é britânico. Aliás, nenhum diretor britânico foi indicado. Uma raridade no Bafta e que revela que Lincoln e Os miseráveis, pelo menos aqui, não devem ir muito longe. Melhor sorte está reservada para Argo, que além da indicação para melhor filme, rendeu a Ben Affleck menções como diretor e ator. As sete indicações para o filme de Affleck acusam o favoritismo sugerido pela inclusão do ator entre os concorrentes a melhor ator do ano desbancando favoritos como John Hawkes (As sessões) e Denzel Washington (O voo). Se há um filme que mede forças com Argo, pelo menos na consistência das indicações, é A hora mais escura. A fita de Kathryn Bigelow só concorre em cinco categorias, mas elas são edição, atriz, roteiro original, direção e filme. Argo, no entanto, deve prevalecer. Não está descartada, porém, uma divisão tão incauta quanto a que norteou as nomeações. Lincoln poderia prevalecer e se configurar como o primeiro filme da história a triunfar na principal categoria do Bafta sem ter uma indicação para direção.


A inclusão de Joaquin Phoenix entre os melhores atores no Bafta pode ser uma pista de sua indicação ao Oscar   
 
 Cuidado com ele: Michael Hanake pode ser o elemento surpresa no Bafta

Essa aparente desordem é reflexo direto da antecipação do calendário de premiações forçado pelo Oscar. A bem da verdade, o Bafta, em sua extravagância tão peculiar, sempre reservou certas surpresas, o que conferia charme à temporada. Não obstante, a Academia Britânica desde que realinhou a distribuição de seu prêmio o fixando antes do Oscar, tem se mostrado capaz de influenciar escolhas decisivas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Justamente por isso, as citações a Amor devem se consideradas. O filme foi lembrado em roteiro original, direção e atriz. Alguma dessas, se não todas, podem se repetir na lista do Oscar amanhã. Os europeus Javier Bardem e Helen Mirren também têm motivos para comemorar. Depois da inclusão de seus nomes entre os indicados ao Bafta, suas presenças no Oscar podem ser dadas como certas.
Esse panorama de destaques europeus não deixa de ser um contraponto em um ano que a Academia Britânica, mais do que em qualquer outro ano, se rende a artistas e histórias essencialmente americanas.

Mais pitacos
A briga por melhor filme é mesmo entre Argo e A hora mais escura, com Lincoln soprando no cangote dos dois. Já a disputa por melhor diretor acaba se mostrando uma incógnita. O Bafta se renderá a Ben Affleck? Diferentemente do Oscar, a Academia Britânica não tem o impulso de louvar diretores atores. É possível Haneke triunfar nessa categoria sem estar concorrendo a melhor filme do ano e, quem sabe, prevalecer também entre os filmes estrangeiros? Ou Kathryn Bigelow seria vitoriosa novamente três anos após prevalecer por Guerra ao terror? Não são respostas fáceis no Bafta.
Daniel Day Lewis deve prevalecer entre os atores. Hugh Jackman talvez seja sua maior ameaça. Entre as atrizes, a briga deve ser a mesma que pautará o resto da temporada de premiações e se limitar entre Jennifer Lawrence por O labo bom da vida e Jessica Chastain por A hora mais escura.
Entre os atores coadjuvantes, o favoritismo segue com Philip Seymour Hoffman (O mestre) e Tommy Lee Jones (Lincoln). Já entre as coadjuvantes, Anne Hathaway (Os miseráveis) preserva o favoritismo que ostenta durante toda a temporada.
Confira a lista completa dos indicados ao Bafta aqui. 

Um comentário:

  1. Steven Spielberg não ser indicado foi mesmo um sintoma, mas acho que Lincoln ainda está no páreo. Já Argo, fico feliz com a boa aceitação em solos ingleses, mas Ben Affleck melhor ator? :/

    E não deixa de ser uma surpresa, poucos ingleses entre os indicados, vamos ver o que o Oscar nos reserva amanhã.

    bjs

    ResponderExcluir