terça-feira, 9 de abril de 2013

Crítica - Invasão a Casa Branca


(In)feliz coincidência

Existem filmes que são beneficiados por eventos reais que tornam seu impacto muito maior. É o caso de Invasão a Casa Branca (Olympus has fallen, EUA 2013), de Antoine Fuqua - diretor hábil e competente por trás de ótimos exemplares do cinema de ação como Dia de treinamento (2001), Lágrimas do sol (2003) e Atirador (2007).
Em Invasão a Casa Branca, terroristas norte-coreanos, como diz o autoexplicativo título acional, invadem a residência oficial da presidência americana e símbolo maior do que representam o poder e valores daquele país. O fato da Coreia do Norte representar, na atual conjuntura geopolítica internacional, uma ameaça real, reveste Invasão a Casa Branca de um interesse circunstancial que intrinsecamente o filme não desenvolve. Trata-se apenas, e o apenas não incute prejuízo de valor, de um bom exemplar de gênero, no caso o de ação. Fuqua dirige com extrema destreza técnica – e as cenas da tomada da Casa Branca pelos terroristas norte-coreanos impressiona por sua contundência – um filme que objetiva ser um entretenimento salutar para os nostálgicos do cinema de ação fomentado por Duro de matar (1988). A ironia maior é que este filme remete com maior propriedade ao filme que lançou Bruce Willis à fama internacional do que sua quarta sequência, Duro de matar: um bom dia para morrer, que foi lançado em fevereiro deste ano nos cinemas.
Gerard Butler vive com a eficiência que lhe é característica – principalmente quando no terreno da ação – Mike Banning, ex-chefe do serviço secreto afastado após um incidente que provocara indisposição do presidente com sua presença. Posto no serviço burocrático, Banning se esforça para também ele invadir a Casa Branca quando os norte-coreanos iniciam sua ofensiva. Consegue, e tal qual Bruce Willis em Duro de matar, se torna a única esperança de frustrar os planos terroristas e derrotar os vilões da vez.

Butler: o carisma de sempre dessa vez contra norte-coreanos

Com um elenco coadjuvante bem gabaritado com nomes como Aaron Eckhart, na figura do presidente dos EUA, Morgan Freeman, Robert Forster, Melissa Leo, Ashley Judd, Angela Bassett e Dylan McDermott, Invasão a Casa Branca é eficiente tanto na construção das cenas de ação como no desenvolvimento da ação, da narrativa.
Não é um filme com qualquer conotação ou comentário político, o que no presente momento em que a Coréia do Norte só faz a tensão crescer, não deixa de ser uma boa notícia.

5 comentários:

  1. Apesar de adorar o gênero de ação, "Invasão a Casa Branca" (faltou a crase nesse título, hein??) não atraiu muito a minha atenção. Não sei porque, mas a impressão que eu tenho é a de que esse filme é perfeito para se assistir num daqueles SuperCine da vida, ou uma Tela Quente... ou uma sessão do Telecine Action!

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos filmes do Antoine Fuqua, sobretudo "Dia de Treinamento" (Denzel numa interpretação esplêndida). Fiquei com vontade de ver este, mas a fita do Emmerich, não. rs

    Ótimo texto, como sempre.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Esse não tive coragem de ver ainda... Acho que estou no mesmo raciocínio de Kamila, guardando para uma Tela Quente ou algo parecido. hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Kamila: Se serve de parâmetro, esperava bem menos do filme. Diverte abeça!
    Bjs

    Rodrigo: Tb gosto muito do Fuqua. Seus filmes são testosterona da boa!
    Valeu pelo elogio meu velho!
    Abs

    Amanda: Tela quente it is!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O filme é uma copia mal feita do 1º Duro de Matar…cheio de cliches, efeitos especiais e muito barulho…sem faltar o Morgan Freeman…que sempre faz o mesmo papel…que chatisse!!!

    ResponderExcluir