segunda-feira, 29 de julho de 2013

Em off

Nesta edição da seção Em off, algumas apostas para o próximo festival de Toronto; o veredicto de Ricardo Darín; um documentário que irá merecer sua atenção e os filmes americanos que prometem polarizar as atenções no ano.

Darín habla...
Em entrevista concedida à edição de julho da Playboy Brasil, o ator argentino Ricardo Darín refletiu sobre sua expressividade no cinema argentino; disse que os Oscars vencidos pelo país pouco repercutiram em matéria de mudanças significativas na produção cinematográfica portenha; avaliou que a Globo, ainda que indiretamente, é prejudicial ao desenvolvimento do cinema brasileiro; disse que Maradona é melhor que Pelé “por coração e sem hipocrisia” e se mostrou entusiasmado com os protestos que ganharam as ruas do Brasil em junho. “Não é preciso muita educação para saber quando se está sendo desrespeitado”, ponderou.

Darín acha que é cultuado no Brasil mais por conta de programadores cinéfilos que "dão vez ao cinema argentino" do que por seus próprios méritos

Ela merece um filme
Malala Yousafzai, a adolescente paquistanesa que sobreviveu a um atentado perpetrado pelo Taliban no Paquistão, será tema do novo documentário de David Guggenheim, vencedor do Oscar em 2007 por Uma verdade inconveniente.
Ela foi atacada por defender o direito de meninas frequentarem escolas. O Taliban havia vetado a presença de meninas nas escolas por entender que esse fato violava mandamentos islâmicos. Ela foi atingida com um tiro na cabeça em outubro de 2012. Na semana retrasada, foi aplaudida de pé em conferência das Nações Unidas em Nova Iorque ao dizer que não irá se silenciar e pedir engajamento da ONU pelo direito à educação.

Os filmes do ano?
Duas produções que há muito tempo já eram comentadas para a Oscar season 2013/2014 ganharam um baita de um impulso por circunstâncias do lado de cá das telas. O primeiro é Fruitvale station, já em cartaz nos EUA, que mostra o último dia da vida de um jovem negro assassinado por policiais em São Francisco no último dia de 2008. Os EUA hoje vivem momento de igual tensão depois que um segurança branco matou, em alegada legítima defesa, um jovem negro desarmado que tomou como elemento suspeito. O segurança foi inocentado em julgamento, mas a comoção nacional segue e o filme segue nas telas.
O outro é The fifth estate, a primeira cinebiografia de Julian Assange a chegar aos cinemas. O filme, marcado para outubro nos EUA, teve seu primeiro trailer revelado há poucos dias e beneficiou-se do zumzumzum que cerca o caso Edward Snowden, ex-agente da NSA que vazou informações de inteligência americana que comprometem o país à medida que lhe imputa acusações de espionagem disseminada. Assange, fundador do Wikileaks, é um dos grandes defensores de Snowden e, principalmente, desse tipo de atitude em relação às grandes potências.







Algumas baladas de Toronto em 2013 – parte I

Can a song save your life?

A estreia do vocalista da banda Maroon 5 no cinema? Um pouco mais do que isso. O novo filme escrito e dirigido por John Carney, cujo crédito anterior é o premiado Once, tem a produção de Judd Apatow e Mark Ruffalo e Keira Knightley como protagonistas. Além de Adam Lavine (o homem que mexe como Jagger), Catherine Keener, Hailee Steinfield e do soul man Cee Lo Green. A trama gira em torno de uma cantora em início de carreira com o coração partido (Knightley) e um produtor musical em descrédito (Ruffalo) que por artimanhas do destino se juntam para fazer boa música.

Dallas buyers club

O filme que fez Matthew McConaughey pesar menos do que Gisele Bündchen e Jared Leto desaparecer como travesti.  Trata-se do novo filme de Jean-Marc Vallée (C.R.A.Z.Y – loucos de amor) sobre os anos iniciais da Aids e a luta que se seguiu para que aqueles contaminados não fossem discriminados e tivessem amplo acesso a tratamentos de saúde.  O filme terá estreia de gala em Toronto.

Dom Hemingway

Jude Law faz um ex-presidiário, boca suja e ladrão de cofres que busca voltar à ativa. O filme de Richard Shepard, do divertidíssimo O matador (2005) com Pierce Brosnan, promete recuperar o viço de Law, ultimamente em baixa no cinema, como leading man.

The disappearance of Eleanor Rigby: him and her

James McAvoy e Jessica Chastain estrelam esse ambicioso projeto que marca a estreia na direção e roteiro de Ned Benson. Um filme dividido em dois tomos que conta uma história de amor a partir de duas perspectivas.

The invisible woman

O segundo filme de Ralph Fiennes na direção. A trama acompanha a longa e duradoura paixão do novelista Charles Dickens (o próprio Fiennes) com a jovem atriz Nelly Ternam (Felicity Jones) e como essa relação afetou o seu trabalho.

Life of crime

O prequel, ou prequela na versão abrasileirada, de Jackie Brown, o melhor filme menor de Quentin Tarantino. Elmore Leonard roteiriza e Daniel Schechter dirige. Mos Def faz um jovem Samuel L. Jackson e John Hawkes um jovem Robert De Niro. Os meliantes sequestram a mulher (Jennifer Aniston) de um executivo de alto escalão (Tim Robbins), mas não esperavam que ele se recusasse a pagar o resgate.

Um comentário: