domingo, 8 de dezembro de 2013

Insight - O trailer de Ninfomaníaca




A nudez e o sexo chamam a atenção no primeiro trailer completo de Ninfomaníaca, divulgado no início desta última semana. Mas não é o que mais chama a atenção neste material promocional. Há, obviamente, o DNA do cineasta Lars Von Trier em cada fotograma e é isso que chama mais atenção. Ninfomaníaca, na forma como se apresenta neste trailer introdutório, é um projeto meticulosamente planejado pelo dinamarquês. No que tem de chocante e no que tem de analítico. Desde Anticristo (2009), o filme mais hermético, translúcido e psicanalítico do cineasta, Von Trier acostumou-se a fazer obras centradas nas mais profundas camadas da existência humana.
A sexualidade, nesse contexto, é um tema muito rico e muito pouco explorado por Von Trier nessa referência. O trailer sugere que o cineasta não está apenas interessado em escandalizar. Ainda que o escândalo seja algo pertinente à linguagem e aos objetivos pretendidos.
Há o cuidado em exibir cenas que expõem o psicológico da personagem Joe (Charlotte Gainsbourg) e a maneira com que ela se relaciona com sexo, com as descobertas que a remetem a este universo, e com as pessoas que a cercam.
O sexo e a nudez, tão aventados na cobertura midiática francamente explosiva que se sucedeu nesta semana, são o que menos impressiona nesse trailer tão bem planejado narrativamente. Von Trier, em sua obsessão, fez um trailer com alma própria e que anuncia um filme, que como já se sabe será dividido em dois volumes, reflexivo ao limite do imponderável. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário