segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 - As dez personalidades que foram destaque no ano

É uma das listas mais disputadas do ano. Páreo duro com os 100 mais influentes da Forbes e os mais sexy do mundo pela People. As dez personalidades que foram destaque em 2013 e adentraram ao concorrido ranking de Claquete está em domínio público. Alguns veteranos, um ou outro arroz de festa e dois franceses que desafiam ingleses, americanos e o australiano da lista. O brasileiro que entrou não desafia ninguém porque é puro paz e amor.


10 - Henry Cavill

O inglês foi um dos galãs de 2013. Não precisaria nem convencer como Superman (e como Clark Kent) em O homem de aço para fazer valer seu lugar na lista das personalidades que se destacaram em 2013 no mundo do cinema, mas ao fazê-lo enseja expectativas por um retorno breve. Cavill tem carisma, charme, talento, beleza e um tórax que veste bem o S de super.

9 - Adèle Exarchopoulos

Linda, linda e linda. Não nos enganemos. Adèle Exarchopoulos está nesta lista porque é linda. Sua atuação em Azul é a cor mais quente é muito boa, mas a francesa de lábios carnudos que desafia o reinado de Lana Del Rey e Angelina Jolie não conseguiria apenas na base do talento incursionar nesta prestigiada, e disputada, lista. O hype do filme e a paixão que as Américas (do Sul e do Norte) nutrem por ela ajudaram.

8- Hugh Jackman

O ano começou com ele ganhando uma estrela na calçada da fama e sendo indicado ao Oscar. Se 2013 serviu para alguma coisa em termos de Jackman foi para mostrar que ele é tão bom no cinema como na Broadway. Os miseráveis e Os suspeitos, este último também produzido pelo australiano, são dois dos melhores filmes do ano. De quebra, Jackman ainda revitalizou seu principal personagem, Wolverine, nos cinemas.

7- Daniel Day Lewis

Três vezes vencedor do Oscar de melhor ator. Essa descrição deveria bastar para justificar a presença de Lincoln (ops!) na lista, mas a gente apela com outras três palavrinhas: Daniel Day Lewis.

6 - Irandhir Santos

Parece cota nacional, mas não é. Irandhir Santos veio roubar o sexto lugar de João Miguel, que segurou a bandeira verde e amarela no ranking do ano passado. Se não foi uma presença prolífera no ano, Santos foi marcante nos filmes O som ao redor e Tatuagem. De quebra, sua presença aqui mostra que ator bom o Brasil faz no Nordeste. Além de João Miguel, Wagner Moura foi outro ator a já ter dado pinta por aqui.

5 - François Ozon

Experimenta lançar dois filmes em um mesmo ano. Ozon não deu uma de Steven Soderbergh, ou de Spielberg, vá lá, mas foi beneficiado por uma artimanha de sua distribuidora em território brasileiro. Dentro da casa (2012) e Jovem e bela (2013), ambos de sua autoria, são dois dos melhores, mais imaginativos e instigantes filmes lançados no Brasil neste ano. Ele, com ajuda, vá lá, se impôs nesta lista.

4 – James Franco

Ele fez uma exposição de arte, lançou um programa sobre arte na tv, produziu documentários, estrelou blockbuster (Oz – mágico e poderoso), estrelou comédia debochada (É o fim) e ainda conseguiu lançar filmes dirigidos, roteirizados e/ou produzidos por ele em todos os festivais de cinema proeminentes do mundo. Alguém tinha que avisar para ele que bastava pedir para entrar na lista. Não precisava deixar de dormir para isso...

3- Ben Affleck

Pode parecer de gosto duvidoso, mas Bem Affleck é um veterano desta lista. Ele entrou em 2010 (na primeira posição), em 2012 e volta agora em 2013, perdendo uma posição em relação ao ano anterior, pelo Oscar ganho por Argo, por ter protagonizado o maior bafafá do ano na cultura pop (aham, Batman!) e por ter participado de filmes bacanas e completamente distintos como Amor pleno e Aposta máxima.

2- Jennifer Lawrence

Se Affleck perdeu uma posição, a culpa é de Jennifer Lawrence. A vencedora do Oscar por O lado bom da vida e “girl on fire” na franquia Jogos vorazes não está para brincadeira e dá mais um passo rumo ao topo. Da lista aqui no blog e do mundo também.

1-Benedict Cumberbatch

Você não conhecia Benedict Cumberbatch antes de 2013. Além de rapidamente virar ícone pop e nerd, os dois conceitos estão mais juntos do que nunca, Cumberbatch esteve em seis lançamentos do ano. Blockbusters colossais como a segunda parte de O hobbit e a segunda aventura da Star Trek de J.J Abrams e em filmes com aspirações artísticas como 12 years a slave e Álbum de família. Não obstante, ainda peitou Julian Assange para bancar uma visão isenta de sua persona em O quinto poder.

2 comentários:

  1. Adorei ver a Jennifer Lawrence e o Benedict Cumberbatch no topo da lista :) - ele, principalmente, pq tem se arriscado em personagens diferentes e se dado super bem.

    ResponderExcluir
  2. Cumberbatch se impôs no topo e privou Lawrence se alcançá-lo já em 2013.
    Beijão

    ResponderExcluir