segunda-feira, 5 de março de 2012

TOP 10 - As personagens femininas mais sexies do cinema

Para comemorar o retorno das musas a Claquete, a seção TOP 10 se investiu de um desafio um tanto complexo: eleger as dez personagens femininas mais sexies do cinema. Os critérios estabelecidos buscam evitar aquelas personagens desenhadas para ser explicitamente sensuais, caso da Lara Croft de Angelina Jolie ou da Barbarella de Jane Fonda. Mas não menospreza personagens que se mostram incrivelmente sexuais em filmes que lucram, concientemente ou não, com essa qualidade. O que ajuda a entender o porquê de produções tão distintas como A bela da tarde e O quinto elemento marcarem presença na lista.


10 - Leeloo em O quinto elemento (1997)
Milla Jovovich

Foi nesse filme de Luc Besson, então casado com Milla, que a atriz se tornou um sex symbol de alcance mundial. Na pele de uma alienígena de cabelo laranja e placidez fora do comum, a atriz dá forma a personagem que acaba por extravasar sensualidade justamente pelo mistério que representa. A ingenuidade que demonstra ao longo do filme só reforça essa condição.  


9 - Carla em Nine (2009)
Penélope Cruz

Carla, vivida de maneira escandalosamente sensual pela espanhola Penélope Cruz, não é tão ingênua quanto Leeloo, mas também não faz o tipo mulher fatal. Exceto por um número musical que protagoniza de tirar o fôlego no musical dirigido por Rob Marshall. Carla é amante do diretor de cinema Guido e tem com ele uma relação passional e efusiva. Carla mimetiza, propositadamente, tudo aquilo que a "outra" tem. Desde o fervor sexual até a tolerância excessiva com os desarranjos amorosos.


8 - Lúcia em Lúcia e o sexo (2001)
Paz Vega

Depois do término de um relacionamento amoroso Lúcia parte para uma ilha na tentativa de entender mais o namorado e acaba por descobrir mais sobre si mesma e sobre sua própria sexualidade. A perspectiva latina impregna o registro e Paz Vega explode em sensualidade na pele de uma mulher que floreia no que seria o outono de sua vida.


7 - Sugar Kane em Quanto mais quente melhor (1959)
Marilyn Monroe

Sugar Kane faz o tipo sexy sem querer. Voluptuosa, a aspirante a cantora desperta nos amigos vividos por Jack Lemmon e Tony Curtis o tino competitivo. Com voz melosa, fé no ser humano e senso de humor aprazível, Sugar Kane não despertaria o mesmo efeito se fosse vivida por outra atriz que não Marilyn Monroe. A fragilidade com a qual a atriz reveste sua personagem a torna ainda mais irresistível.


6 - Selina Kyle/Mulher gato em Batman – o retorno (1992)
Michelle Pfeiffer

Ela colocava a roupa de coro e se transformava. Selina Kyle, mulher tímida e desajeitada, se tornava a fatal e irresistível Mulher gato no segundo Batman de Tim Burton. A vilania nunca foi tão ...miau!


5- Séverine Serizy em A bela da tarde (1966)
Catherine Deneuve

Uma mulher rica e infeliz. Nesse clássico de Luis Buñuel a infelicidade de Sérevine tem a ver com frustração sexual. Seu marido não consegue lhe proporcionar prazer. Às tardes de Séverine passam então a ser dedicadas à busca pelo tal prazer. A musa mor francesa, Catherine Deneuve, nunca esteve mais picante e arrebatadora quanto na pele de Séverine. Talvez em Repulsa ao sexo, mas aqui ela é mais sexy.


4 - Gilda em Gilda (1946)
Rita Hayworth

Performer de voz rouca e presença acachapante. Foi, em certo nível, a desgraça de sua intérprete, a atriz Rita Hayworth que certa vez chegou a dizer que os homens iam dormir com Gilda e acordavam com ela. Dá para ter uma ideia do poder de sedução de Gilda... 


3 - Lisbeth Salander na trilogia Millennium (versões sueca e americana desde 2009)
Noomi Rapace e Rooney Mara

Tatuada, introspectiva, com pegada punk... Lisbeth Salander não é exatamente a descrição ideal de sensualidade, mas encarna sexualidade como poucas dessa lista. Vulnerável, agressiva e profundamente carnal, a hacker mais idolatrada da cultura pop já foi vivida por duas atrizes distintas no cinema. A versão de Rooney Mara é mais crua, densa e sexy.


2 - Mimi em Lua de fel (1992)
Emmanuelle Seigner

Enigmática e ao mesmo tempo explícita. O paradoxo de Mimi é belamente encarnado pela atriz Emmanuelle Seigner no auge de sua beleza. Principal corrente de uma história fetichista e sexual contada com requinte e sarcasmo pelo franco-polonês Roman Polanski. Mimi é classuda, sexy, instigante e profundamente penetrante. 


1 - Catherine Tramell em Instinto selvagem (1992)
Sharon Stone

A personagem que fez Sharon Stone e fez o cinema da década de 90 ficar mais sexy. Catherine Tramell, com toda a sua libido, não poderia ocupar outro lugar nesta lista.

8 comentários:

  1. Não entendo a presença de Penélope Cruz nessa lista e a exclusão de Marion Cotillard, que é, em duas cenas, muito mais sensual do que a personagem Carla, de Cruz.
    Mas adorei a presença de Séverine, porque eu a acho extremamente sensual, apesar de sua frigidez dramática.

    ResponderExcluir
  2. Claro que Sharon Stone estaria na lista...

    ResponderExcluir
  3. Faltou a belíssima Monica Bellucci, em qualquer filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não entendo de beleza sexy feminina (rsrsrrs), mas eu concordo com o Hugo. A Monica Bellucci consegue ser sensual sem ser vulgar, em qualquer um dos filmes que ela faz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. E Salma Hayek em Um Drink no Inferno?Não??

    ResponderExcluir
  6. Luís:Pois é Luís essa é uma confusão comum. Não se trata da atriz ser ou estar sensual no papel, mas sim da personagem. Justamente por isso, a personagem de Marion não podem nem mesmo ser considerada para esse top 10.
    Abs

    Película criativa: Claro, né?
    bjs

    Antônio:Fico feliz que tenha aprovado.
    Abs

    Hugo: Pois é hugo, é inegável que Mônica é super sexy e que esteve sexy em Matrix reloaded, Irreversível, Pacto dos lobos, Malena e por aí vai... Contudo, nenhum desses personagens ( e lembre-se a lista é para os personagens) me parece suficientemente sexy para entrar na lista...
    Abs

    Kamila: Pois é Ka,mas não é atriz sexy, é personagem...
    bjs

    E.: Sabe que Salma Hayek ficou em 11º?rsrs. Foi por pouco...
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Cara gostei muito da sua lista, principalmente Sharon Stone em primeiro lugar. Só acho que poderia ter uma menção honrosa a Demi Moore em Striptease

    ResponderExcluir