domingo, 1 de abril de 2012

Editorial - Os especiais voltaram




Uma das mais originais e bem sucedidas estratégias de consolidação de marca lançada por Claquete foi a cobertura especial que fez, entre 2009 e 2010, de lançamentos nos cinemas mês a mês. Desde o surgimento do blog, a proposta é promover uma interação mais profunda com o leitor, expandindo a noção de revista eletrônica que Claquete tanto valoriza. Até o aniversário de um ano do blog, em julho de 2010, uma série de filmes com estreia marcada para o mês seguinte era submetida ao (e)leitor para que ele escolhesse os dois filmes que receberiam o especial do blog. Esse especial era pautado por reportagens especiais, sempre exclusivas e com um foco bastante diversificado, sobre os lançamentos mais aguardados pelos leitores. Alguns dos filmes destacados nesse espaço de tempo foram Bastardos inglórios, Lua nova, Abraços partidos, Sherlock Holmes, Ilha do medo, Tetro entre outros. A partir de julho de 2010, a proposta foi reformulada. Com a finalidade de otimizar o tempo do editor do blog, responsável por toda a produção nele contida, a decisão a respeito de que filmes ganhariam o especial passou a ser editorial. Mas os critérios adotados foram os mais democráticos possíveis. Filmes como Salt e A origem dividiram espaço com produções como A rede social e Minhas mães e meu pai. Todos esses especiais podem ser conferidos na Página de Especiais de Claquete.
A partir de 2011, os especiais saíram de cena. O blog sofreu algumas reformulações e era necessário que aquele volume de postagens que caracterizou Claquete em 2009 e 2010 fosse repensado. É inegável que o blog amadureceu, assim como é inegável que o ritmo e a qualidade da produção de Claquete é ímpar na blogosfera.
É o momento dos especiais voltarem. O mais curioso de tudo é que, dentro desse período em que eles estiveram oficialmente "desplugados", se impuseram naturalmente; como no mês passado, em que o filme Shame provocou amplo debate aqui no blog.
Nada mais justo do que eleger Os vingadores como pauta para esse “recomeço”. A própria natureza do especial será diferente. Com atividade intensa na fan page do blog e com postagens mais atraentes. Uma delas, por exemplo, intitulada Painel faz um apanhadão bem pop e diversificado do filme que deve quebrar muitos recordes nessa temporada. Com o retorno oficial dos especiais, a Página de Especiais de Claquete volta a ser atualizada. Importante observar que apenas os “especiais oficiais” serão destacados lá.
E o que teremos sobre Os vingadores em abril? Todas as seções Insight do mês serão dedicadas ao filme; a crítica, um Top 10, o já citado Painel, a seção Causos de cinema e muita atividade na fan page. Não tem como ser mais especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário