quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Especial Gravidade - Os dez melhores filmes que se passam no Espaço

James Cameron falou que Gravidade é o melhor filme já feito sobre e no espaço. Mas como o filme ainda está por viver seu apogeu nos cinemas de todo mundo (e no Oscar?), Claquete apresenta uma lista com os melhores filmes que já integram essa galeria que parece destinada a ter no novo filme de Alfonso Cuarón, o seu expoente máximo.



10 – Tropas estelares (Starship troopers, EUA 1997), de Paul Verhoeven
Deliciosamente trash, essa ficção científica com pegada do cineasta estrangeiro mais cascudo a ter trabalhado no esquema de Hollywood, mostra a humanidade enfrentando uma raça alienígena com pinta de insetos gigantes. O filme não se passa todo no espaço, mas tem cenas muito bem urdidas por Verhoeven. Cenas estas que ganham muito mais destaque pelo orçamento irrisório que o diretor teve a sua disposição. 

9 – Planeta 51 (Planet 51, ESP/ING 2009), de Jorge Blanco e Marcos Martinez
Outro que não se passa inteiramente no espaço, mas propõe um trocadilho interessante: e se nós fôssemos o alienígena? Essa divertida animação mostra justamente isso quando o capitão Charles T. Baker (voz de Dwayne “The Rock” Johnson) acredita ser o primeiro ser vivo a chegar em um planeta, mas descobre que é o invasor e que seres esverdeados são os habitantes do planeta muito similar ao nosso. 

8 – Apollo 13 – do desastre ao triunfo (Apollo 13, EUA 1995), de Ron Howard
Três astronautas americanos a caminho de uma missão na Lua sobrevivem a uma explosão, mas precisam retornar rapidamente à Terra para poderem sobreviver, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. Ron Howard realiza um filme brilhante e emocionante, finalista no Oscar em diversas categorias, e tido por muitos como o mais lisonjeiro comercial da Nasa.

7 - Heróis fora de órbita (Galaxy quest, EUA 1999), de Dean Parisot
Uma sátira para lá de bem bolada com Star trek. Astros de uma série de tv cancelada são confundidos com verdadeiros heróis intergalácticos por um grupo de aliens que os convocam para intervir em uma guerra espacial e precisam convencer no “papel de suas vidas”.

6 - Além da escuridão – Star Trek (Star Trek: into darkness, EUA 2013), de J.J Abrams
Esse tem até cena na Terra, mas a grande maioria se passa no espaço. Trata-se do filme de maior teor político dessa lista. O espaço jamais foi tão mimético da condição humana desde que Kubrick nos levou até lá. De quebra, o filme apresenta um dos vilões mais impactantes dos últimos anos.

5 - Lunar (EUA, 2009), de Duncan Jones
Com ecos de 2001, a estreia do filho de David Bowie no cinema é um filme de imenso impacto e potência narrativa. Sam Rockwell faz um astronauta que cumpre missão na lua e, às vésperas de terminá-la, faz descobertas desestabilizadoras.

4 - Solaris (Rus, 1972), de Andrei Tarkovski
Concebido como o “anti 2001, em mais uma demonstração da influência da obra-prima de Kubrick, o filme russo – que depois teria uma refilmagem americana puxando a sardinha para 2001, mostra um psiquiatra enviado a estação especial que orbita o planeta que dá nome ao filme para investigar fenômenos estranhos que andam acontecendo por lá.

3 - Sunshine – alerta solar (Sunshine, EUA/ING 2007), de Danny Boyle
Mais um filme sob forte influência de 2001. Aqui Danny Boyle constrói uma parábola sobre loucura e destino ao focar na tripulação da Icarus II, enviada ao espaço para tentar evitar o desaparecimento do sol. Uma ficção científica clássica em suas proposições e acadêmica na forma e no seu desenvolvimento.

2 - 2001 – uma odisseia no espaço (2001: a space odissy, EUA 1968), de Stanley Kubrick
Como assim não é o primeiro colocado da lista? Os muitos predicados de 2001 já se mostraram pulverizados na confecção dessa lista. O que é um primeiro lugar nesses termos? Nada demais. O filme de Kubrick não só inventou a viagem espacial no cinema, foi lançado antes mesmo do homem pisar na lua, como teve o mérito de impregnar na ficção científica a textura de gênero máximo das metáforas e análises profundas sobre o homem e o meio.

1- Alien – o oitavo passageiro (Alien, EUA 1979), de Ridley Scott
No espaço, ninguém ouvirá você gritar. O slogan matador já entrega o que nos espera. Nenhum outro filme mimetizou tão bem nosso medo do desconhecido como esse clássico mor de Ridley Scott. Sob todos os prismas, esse filme é o cúmulo da perfeição. Ação, suspense, terror e a concepção da ficção científica casca grossa no cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário